Bebê de 1 ano é diagnosticado com febre maculosa em Congonhas (MG), diz prefeitura

Bebê de 1 ano é diagnosticado com febre maculosa em Congonhas (MG), diz prefeitura

Caso foi registrado no distrito de Barra de Santo Antônio; estado de saúde do paciente não diagnosticado

R7

A transmissão da febre maculosa ocorre somente por meio do contato com o carrapato-estrela infectado

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas, a 80 km de Belo Horizonte, confirmou o primeiro caso de febre maculosa na cidade. Trata-se de um bebê de um ano. Segundo o município, o registro aconteceu no distrito de Barra de Santo Antônio. A prefeitura não informou o estado de saúde do paciente.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas está atenta ao caso confirmado de febre maculosa no município e trabalhando para orientar a população sobre os cuidados necessários”, declarou a prefeitura em comunicado.

O levantamento mais recente do Governo de Minas, divulgado nesta segunda-feira (26), indicava que o Estado tinha até a data 12 casos da doença. Destes, quatro mortes evoluíram para morte, sendo duas na cidade de Conselheiro Lafaiete e outras duas em Manhuaçu.

Alguns sintomas da doença transmitida pelo carrapato-estrela são febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão na palma das mãos e na sola dos pés, gangrena em dedos e orelhas, paralisia dos membros que se inicia nas pernas e sobe até os pulmões, causando parada respiratória.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895