Saúde

Campanha de Multivacinação já aplicou mais de 43 mil doses em Porto Alegre

Dia D, realizado no sábado, teve 9.451 pessoas vacinadas e 14.921 doses aplicadas

Em Porto Alegre, todas as 132 unidades de saúde seguem com vacinas disponíveis até 31 de outubro
Em Porto Alegre, todas as 132 unidades de saúde seguem com vacinas disponíveis até 31 de outubro Foto : Ricardo Giusti

A Campanha de Multivacinação já contabiliza 43.083 doses aplicadas em Porto Alegre desde o início da mobilização, em 4 de outubro. No total, 27.449 pessoas procuraram as unidades de saúde da Capital para atualizar a caderneta vacinal. O Dia D, realizado no sábado, teve 9.451 pessoas vacinadas e 14.921 doses aplicadas. A faixa etária com maior adesão foi a de 10 a 14 anos, com 3.232 crianças e adolescentes vacinados.

Entre 4 e 17 de outubro, 17.998 pessoas compareceram às salas de vacinação, com 28.162 doses aplicadas. As vacinas de rotina, que protegem contra doenças como sarampo, pólio e coqueluche, representaram o maior número de aplicações (18.802), seguidas por influenza (4.031), covid-19 (3.315) e dengue (2.014). No sábado, foram 7.495 vacinas de rotina, 4.265 de influenza, 2.608 de dengue e 553 de Covid-19.

Para a chefe da equipe de imunizações, Renata Capponi, o balanço é positivo. “Cada dose aplicada é uma conquista. Cada pessoa vacinada representa uma melhoria nas coberturas e na proteção da população. Mesmo com a chuva e o tempo instável, foi um dia bom. A campanha segue até o dia 31, ainda há tempo para se vacinar”, destacou.

A campanha tem como foco atualizar as cadernetas e ampliar as coberturas vacinais, especialmente entre crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Porto Alegre, todas as 132 unidades de saúde seguem com vacinas disponíveis até 31 de outubro, sem necessidade de agendamento.

Veja Também