Nesta sexta-feira chegou na cidade de Estância Velha a carreta do Ministério da Saúde dando início aos atendimentos de exames de imagem do programa Agora Tem Especialistas, do governo do federal. Com foco no diagnóstico precoce de doenças e definição de tratamentos, a unidade móvel de saúde vai oferecer tomografias para pacientes do SUS agendadas e encaminhadas pela secretaria de saúde local. A ação ganha ainda mais força porque serão, ao todo, 15 municípios beneficiados, dando continuidade a uma integração regional, com planejamento e compromisso com a vida e o bem-estar das pessoas.
Totalmente estruturada com insumos, equipamentos e equipes multiprofissionais, a carreta está estacionada no Pavilhão de Atividades Culturais, no Centro da cidade. Desde que começaram a rodar o país, as carretas de saúde da mulher, oftalmológicas e de exames de imagem têm ampliado a oferta de serviços de saúde especializados, reduzindo assim o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. As unidades móveis já passaram por mais de 2,8 mil municípios, atendendo pacientes do SUS em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
A superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul, Maria Celeste de Souza da Silva destacou que a chegada da Unidade Móvel de Exames de Imagem não é apenas a entrega de um equipamento é a materialização de uma escolha política. "Fortalecer o SUS e garantir que a saúde chegue aonde as pessoas estão. Estamos falando de uma estratégia nacional que já conta com 81 carretas em funcionamento em todo o Brasil, levando dignidade, acesso e cuidado para quem mais precisa."
Segundo Maria Celeste, já foram mais de 146 mil pessoas atendidas e mais de 383 mil procedimentos realizados. "Isso mostra que, quando o Estado se faz presente, a resposta da população é imediata. No Rio Grande do Sul, mais de 4 mil pessoas foram atendidas e mais de 10 mil procedimentos realizados. Isso significa menos espera, mais diagnóstico precoce e mais chance de tratamento no tempo certo."
A superintendente enfatiza que o governo federal segue trabalhando para reduzir filas, ampliar serviços e garantir que cada cidadão tenha direito a um atendimento digno, de qualidade e no tempo certo. "Defender o SUS é investir, é inovar, é levar estrutura para perto da população e enfrentar o acesso à atenção especializada", conclui.
- Programa SUS Gaúcho prevê redução de 54,2% da filas de especialidades eletivas até julho
- Secretaria da Saúde de Gravataí reafirma parceria com nova direção do Hospital Dom João Becker
- HPV leva a 7,5 mil mortes anuais por câncer no Brasil
- Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, retoma atendimentos da pediatria na primeira quinzena de junho