Emergências da Capital permanecem lotadas
No Pronto Atendimento Bom Jesus a lotação ultrapassa os 420%. No Hospital de Clínicas de Porto Alegre a lotação chega a 285%
publicidade
As emergências da Capital gaúcha amanhecerem superlotadas nesta segunda-feira. A situação vem se agravando nos últimos dias e os hospitais estão com restrição no atendimento. No Pronto Atendimento Bom Jesus a lotação ultrapassa os 420%, o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul está atendendo com 344% e o Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro com 212% de lotação.
A Emergência de adultos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) está sobrecarregada, atendendo, desde o final de semana, 160 pacientes em uma estrutura com 56 leitos. As situações críticas também são observadas nas emergências do Hospital São Lucas da PUCRS (com 230% de lotação), Santa Casa (207% de lotação) e Hospital da Restinga (211% de lotação) e o Hospital Conceição (com 145% de lotação).
Profissionais do HCPA informam que a situação exige o uso intensivo dos recursos materiais e humanos disponíveis, priorizando casos de maior gravidade e risco. A alta demanda é multifatorial, predominando o agravamento de pacientes com doenças crônicas.
Enquanto a situação se mantiver, a recomendação é de que a população procure outros serviços de Emergência ou, em casos mais simples, as unidades básicas de saúde e de pronto atendimento.
Para tentar reduzir esses números, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como parte das ações da Operação Inverno, abriu duas Unidades de Saúde no último domingo e três no sábado. Além do hospital de campanha, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar, na Zona Norte, que funciona diariamente 24 horas. A ampliação do acesso a serviços de saúde nos finais de semana iniciou em maio.
A pasta ainda ressalta que 16 unidades de saúde ficam abertas até as 22h, mais 40 unidades de saúde com horários ampliado para 12h de funcionamento. E destaca que foram realizadas a abertura de 111 leitos de enfermaria adulto, 10 leitos de enfermaria pediátricas, 10 leitos de UTI pediátricas, 75 leitos de suporte ventilatório pulmonar e 10 leitos de unidade coronariana. Essas ampliações ocorreram nos Hospitais Vila Nova, Restinga, São Lucas da PUC, Hospital de Pronto Socorro e Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV).
Unidades de saúde abertas até 22h
Clínica da Família Álvaro Difini
Clínica da Família Belém Novo
Clínica da Família Campo da Tuca
Clínica da Família IAPI
Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes
Clínica da Família Moab Caldas
Clínica da Família Modelo
Clínica da Família Morro Santana
Clínica da Família Primeiro de Maio
Clínica da Família Tristeza
Unidade de Saúde Chácara da Fumaça
Unidade de Saúde Ramos
Unidade de Saúde São Carlos
Unidade de Saúde Conceição
Unidade de Saúde Floresta
Unidade de Saúde Assis Brasil