As emergências adulto em Porto Alegre permanecem lotadas nesta segunda-feira. Na manhã desta segunda-feira, o Pronto Atendimento da Bom Jesus registrou 370% de lotação e a UPA Moacyr Scliar 323%. No Hospital de Clínicas a lotação era de 244% e na Santa Casa 210%.
A poluição atmosférica causada pelas queimadas e a chegada da primavera têm contribuído para o aumento da lotação nas emergências da Capital. Na semana passada, a lotação na emergência adulta registrou 188% da capacidade. Na segunda-feira anterior, a lotação da emergência adulta havia atingido 241%.
De acordo com Secretaria Municipal de Saúde (SMS) 12 unidades de saúde seguem fechadas e em processo de recuperação em razão de estragos ocasionados pela enchente de maio. Como forma alternativa, estão sendo disponibilizadas unidades móveis e postos de atendimento. De segunda a sexta-feira, são ofertadas consultas médicas, odontológicas, de enfermagem, em saúde mental e vacinação contra gripe, difteria e tétano e Covid-19.
No bairro Sarandi, a Unidade de Saúde Sarandi, na rua Francisco Pinto da Fontoura, 34; a Unidade de Saúde Asa Branca, na Emei Miguel Velasquez, rua Armando Costa, 125; a Unidade de Saúde Nova Brasília - Praça Lampadosa, na rua Vinte e Um de Abril, 792; a Unidade de Saúde Vila Elizabeth, na rua Paulo Gomes de Oliveira, 170.
No bairro Humaitá, a Unidade de Saúde Farrapos - CTG Vaqueanos da Tradição, na rua Dr. Caio Brandão de Mello, 250; a Clínica da Família Diretor Pestana - Paróquia São Miguel Arcanjo, rua Dona Teodora, 1409.
No bairro Santana, POP 1 - Caps AD Céu Aberto (atendimento ambulatorial em saúde mental), na avenida João Pessoa, 2384.
No bairro Farrapos, Unidade de Saúde Mário Quintana, na Rua 698, nº 106.
No bairro Arquipélago, Unidade de Saúde Ilha da Pintada, na avenida Presidente Vargas, 390; Unidade de Saúde Ilha dos Marinheiros - Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Rua Santa Rita de Cassia, 100, km2.
No bairro Lomba do Pinheiro, Unidade de Saúde Mapa - ao lado do Cemitério Jardim da Paz, na Rua João de Oliveira Remião, 1347.
No bairro Navegantes, a Clínica da Família Navegantes, na Avenida Presidente Franklin Roosevelt, 5; Unidade de Saúde Fradique Vizeu, na Rua Frederico Mentz, 374.
A Unidade móvel itinerante, com atendimentos em saúde, odontológicos, vacinação e entrega de medicamentos, atende nas segundas-feiras – Quinta do Portal (bairro Lomba do Pinheiro); terças-feiras – Esporte Clube Lageado (bairro Lageado)/Tuca (bairro Partenon) (quinzenal); quartas-feiras – Vila Santo André (bairro Humaitá); quintas-feiras – Vila Dique (bairro Anchieta); sextas-feiras – Vila Gaúcha (Santa Tereza) /Rincão (bairro Belém Velho) (quinzenal).
Unidades de saúde fechadas: Mapa, Clínica da Família Diretor Pestana, Asa Branca, Farrapos, Fradique Vizeu, Ilha da Pintada, Ilha do Pavão, Ilha dos Marinheiros, Mário Quintana, Nova Brasília, Sarandi e Vila Elizabeth.
O Centro de Saúde Santa Marta, localizado na rua Capitão Montanha, 27, no Centro Histórico, retomou atendimentos até as 22h. Atendimentos que ocorriam parcialmente em unidade móvel estacionada no Largo Zumbi dos Palmares, no Cidade Baixa, e no Centro de Saúde Modelo, no Santana, foram encerrados. Partes da recepção e do acolhimento que operavam no térreo passam temporariamente ao quarto andar durante o período de obras.