Encontro reúne profissionais da saúde e educação para tratar de autismo em Porto Alegre
Programação debateu o impacto de transtornos clínicos no neurodesenvolvimento

publicidade
Aproximar o trabalho do Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista (Certa) com profissionais da rede municipal de saúde e educação de Porto Alegre é o objetivo de capacitação que ocorre no auditório da Associação Hospitalar Vila Nova. Entre os temas em debate estão o conceito de Transtorno do Espectro Autista (TEA), alterações da linguagem, aspectos sensorial, visual e motor e o impacto de outros transtornos clínicos no neurodesenvolvimento.
A programação começou pela manhã, com a participação do psiquiatra da infância e adolescência do Certa, Lucas Dellazari. Além de conceituar o autismo e abordar a dificuldade de socialização, o psiquiatra falou da prevalência do TEA, que vem crescendo ao longo do tempo, mas ainda não se sabe qual a principal causa d esse aumento. “Abordamos em especial a dificuldade de socialização das crianças, o quanto elas e as famílias sofrem com sintomas, às vezes pela dificuldade de acesso a tratamento e outras pela resposta ao tratamento não refletir a expectativa das famílias, que precisam de um suporte qualificado”, destacou Dellazari.
Veja Também
- Simpa protesta contra projeto da Prefeitura de remanejar monitores da Educação Especial em Porto Alegre
- Bella Ramsey diz que foi diagnosticada com autismo enquanto gravava “The Last of Us”
- Unimed Serra Gaúcha inaugura Espaço Semente especializado para autistas
A coordenadora administrativa do Certa, Julyana Ribeiro, disse que o objetivo da capacitação é sensibilizar para o acolhimento de crianças autistas, tanto em sala de aula quanto em serviços de saúde, seja em hospitais ou unidades. “Além da troca de conhecimento, a ideia é fazer uma integração do trabalho do Certa com os demais setores da saúde e da educação do município, mostrar nosso trabalho, falar de autismo e como podemos auxiliar nessa integração”, afirmou Julyana.
A capacitação conta com a participação de cerca de 60 profissionais. Esta é a primeira de uma série de capacitações mensais a serem realizadas até dezembro.
Próximos encontros
- 10 de abril
- 20 de maio
- 11 de junho
- 10 de julho
- 13 de agosto
- 10 de setembro
- 9 de outubro
- 12 de novembro
- 10 de dezembro