Com o objetivo de combater a proliferação do mosquito aedes aegypti, a secretaria municipal de saúde de Erechim, no Norte do Estado realiza neste sábado mais um mutirão. A iniciativa ocorre no bairro Atlântico, onde a Unidade Básica de Saúde estará aberta, das 7h30min às 11h30min, para a vacinação de jovens de 10 a 14 anos contra a dengue. Paralelo a isto, agentes de combate a endemias realizarão varredura no bairro, que está entre os maiores do município, para eliminar possíveis focos do mosquito.
Este ano Erechim registrou nove casos positivos de dengue. Desses, oito estão no bairro Atlântico. Quem for de outros bairros e quiser se vacinar em outros dias, há doses disponíveis em todas as 12 unidades básicas de saúde da cidade.
O secretário municipal de Saúde, Vianei Mueller, destaca que a população também tem que auxiliar no combate à dengue, colocando em prática as técnicas para controlar a proliferação do mosquito e adotando medidas de prevenção. "Trabalhando juntos, com cada um fazendo sua parte, iremos controlar a dengue", relata. Entre as medidas necessárias a serem adotadas pela população é não jogar lixo em área pública e permitir a visita dos agentes, por exemplo. As ações do poder público ocorrem toda semana, nesta também haverá orientação dos agentes de combate a endemias. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Obras auxiliam na limpeza de locais, como terrenos baldios, por exemplo, que possam se tornar foco de mosquito. Segundo a prefeitura, em 2024, no mesmo período Erechim registrou 13 casos confirmados de dengue.