Saúde

Estado e Imama assinam parceria para capacitar profissionais para rastreamento do câncer de mama

Cerimônia de lançamento do Outubro Rosa em nível estadual ocorreu nesta segunda-feira, no Palácio Piratini

Abertura do Outubro Rosa 2025 e apresentação de iniciativa de qualificação dos serviços de saúde que atendem mulheres com câncer de mama
Abertura do Outubro Rosa 2025 e apresentação de iniciativa de qualificação dos serviços de saúde que atendem mulheres com câncer de mama Foto : Camila Cunha

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) assinou, nesta segunda-feira, uma parceria com o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), no ato oficial de abertura em nível estadual do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O RS foi, em 2024, o terceiro Estado em maior número de novos casos, com 4.842, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, e registra 83,8 casos a cada 100 mil mulheres.

Apesar dos altos índices, as novas notificações foram menores do que em 2022 (5.152) e 2023 (5.153). A iniciativa anunciada nesta segunda é uma qualificação dos serviços habilitados no programa SERMulher RS e as equipes de saúde que atuam em municípios com as maiores taxas de mortalidade por câncer de mama, para que possam realizar o atendimento e o acompanhamento das mulheres afetadas pela doença. Ela é válida por 24 meses.

“A gente vê os números, os dados, e temos que lembrar sempre as pessoas que, por trás dos números, existem vidas, pessoas que estão sendo impactadas, e temos que manter esta sensibilidade, este contato e cuidado. Claro que os números nos ajudam a gerir melhor, mas nunca podemos perder esta sensibilidade”, disse o governador Eduardo Leite, presente na cerimônia. A expectativa é que cerca de 300 profissionais de todo o RS sejam qualificados. Há outro dado que preocupa: 51,6 dos novos casos no RS foram identificados apenas nos estágios 3 e 4, os mais graves do câncer de mama, entre 2020 e 2024.

“Nosso foco de trabalho é conseguirmos trazer as mulheres cada vez mais cedo (para fazer os exames preventivos), para evitarmos justamente que novos casos cheguem fora do tempo. Nossa rede básica tem um papel fundamental para isto. Com esta parceria com o Imama, vamos não só fortalecer, como capacitar toda nossa rede para que não haja apenas o cumprimento da lei, mas que ela esteja presente em todos os serviços que já instalamos no Rio Grande do Sul”, acrescentou a titular da SES, a secretária Arita Bergmann.

A lei em questão é a estadual 16.151/2024, de autoria da deputada Delegada Nadine, também presente na cerimônia. Já a presidente do Imama, Cintia Seben, celebrou o trabalho feito em conjunto. “Precisamos reduzir esses números que a cada ano vêm aumentando. Esse compromisso é firmado com todas as mulheres do Rio Grande do Sul. Neste Outubro Rosa, queremos multiplicar essa fala, porque cuidar de si é um ato de amor e incentivar outras mulheres a fazerem o mesmo é um gesto de transformação coletiva”, comentou ela, convidando para a Caminhada das Vitoriosas, no próximo dia 19.

O governo do Estado afirma ter investido, por meio do Avançar Mais Saúde, R$ 12,1 milhões, dentre os quais R$ 2,6 milhões por meio de cooperação com o Tribunal de Justiça do RS (TJRS), para 17 novos mamógrafos digitais, utilizados para a detecção precoce. Hoje, o SUS no RS tem 221 destes equipamentos, sendo 57 computadorizados, que realizaram 253 mil mamografias em 2024, 20% a mais do que em 2023.

Veja Também