Falta de sangue pode gerar cancelamento de cirurgias no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Falta de sangue pode gerar cancelamento de cirurgias no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Hospital pede por doações para reestabelecer a normalidade dos atendimentos

Correio do Povo

De sangue do tipo O, sobraram apenas sete bolsas

publicidade

Os estoques do Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre estão críticos e a falta de hemocomponentes poderá gerar a necessidade de suspender procedimentos cirúrgicos eletivos nesta semana. O Clínicas pede que todos que puderem doar compareçam ao banco para restabelecer a normalidade do funcionamento da instituição com a maior brevidade possível.
Na manhã desta quinta-feira, foram separadas as bolsas de sangue para os procedimentos já agendados. Do tipo O, por exemplo, sobraram apenas sete. “Se tivermos mais um novo paciente que precise de transfusão, todo nosso estoque poderá ser zerado. Se não mudarmos essa realidade logo, poderemos ter de cancelar cirurgias e até transplantes’, explica o chefe do Serviço de Hemoterapia, Leo Sekine. "Precisamos de todos os tipos de sangue. No cenário ideal, deveríamos ter 80 doações por dia, mas o número nas últimas semanas ficou bem abaixo, cerca de 30, o que gerou essa situação", ressalta.
As doações devem ser agendadas pelo site do hospital www.hcpa.edu.br. O Banco de Sangue fica na Rua São Manoel, 543 - 2º andar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados, das 8h às 12h. O número de telefone é: (51) 3359.8504 ou WhatsApp 99937.7892.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895