Governo anuncia novos Centros de Atendimento em Saúde para Transtorno do Espectro Autista

Governo anuncia novos Centros de Atendimento em Saúde para Transtorno do Espectro Autista

Será lançado edital para 18 novas unidades no Estado, conforme anunciado nesta segunda-feira

Kyane Sutelo

Autoridades na assinatura do documento que prevê os novos centros.

publicidade

O Rio Grande do Sul terá novos Centros de Atendimento em Saúde, especializados em casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O governo gaúcho anunciou, nesta segunda-feira, o lançamento de edital para a abertura de 18 unidades no Estado, buscando chegar, futuramente, a 30 novos espaços. O investimento previsto é de R$ 2,1 milhões mensais, no âmbito do Programa TEAcolhe, da Secretaria Estadual da Saúde (SES). 

O evento de divulgação das medidas contou com o governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Foram apresentados os dados atuais do Estado, que registra mais de 18 mil atendimentos entre setembro de 2021 e dezembro de 2022. O objetivo, agora, é ampliar a oferta, conforme a secretária, inaugurando 30 unidades até o final do ano. “A gente não conseguiu ainda recurso para implantar, até o meio do ano, os 30. Esperamos, até o final do ano, termos alguma receita nova para lançarmos um segundo edital e aí fechar a rede ainda em 2023”, disse Arita.

O edital receberá propostas de 28 de abril até 28 de maio, de entidades interessadas em colocar em prática os novos centros. O resultado sai em 30 de junho e a previsão do governo é que, em julho, sejam anunciados os escolhidos. Estão previstos nos centros terapias ocupacionais, fisioterapia, fonoaudiologia e outras especialidades que auxiliem pessoas no espectro autista. “Estamos falando de uma política pública que vai a quase R$ 30 milhões por ano de investimento, que, tenho certeza, vai significar desenvolvimento”, avaliou o governador.

Na ocasião, a jovem Eduarda Guerin, de 17 anos, que está no espectro autista, emocionou Eduardo Leite ao contar os avanços da sua trajetória e agradecer o suporte do poder público por meio do TEAcolhe. “É muito especial quando a gente consegue estar em um momento como esse, vendo um resultado concreto”, disse o governador.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895