Grupo Hospitalar Conceição inicia envio de plasma excedente para a Hemobrás

Grupo Hospitalar Conceição inicia envio de plasma excedente para a Hemobrás

Primeiro envio pelo Banco de Sangue do GHC foi realizado nesta quarta-feira

Correio do Povo

Plasma excedente será usado para o tratamento de pacientes com distúrbios na coagulação

publicidade

Com a modernização do Serviço de Hemoterapia, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) passa a fornecer plasma excedente para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). O primeiro envio pelo Banco de Sangue do GHC foi realizado nesta quarta-feira. O plasma excedente agora será utilizado na produção de produtos hemoderivados essenciais, como fator VIII, fator IX, albumina e imunoglobulina. Esses produtos são fundamentais para o tratamento de pacientes com distúrbios na coagulação, aumentando a eficácia das terapias disponíveis.

A certificação recebida pela Hemobrás é um reconhecimento significativo. “Obter esta qualificação demonstra que os processos do Serviço de Hemoterapia são seguros e estão em conformidade com as normas estabelecidas pelas autoridades de saúde”, afirma biomédico e referência setorial da Gestão da Qualidade, Felipe Alvino.

A nova parceria com a Hemobrás permitirá ao GHC contribuir significativamente para a cadeia de fornecimento de hemocomponentes. Com o uso do plasma excedente na produção de hemoderivados, o número de vidas que podem ser salvas com uma única doação de sangue aumentará de quatro para oito.

“Esse avanço não só evita o desperdício de plasma, mas também amplia as opções terapêuticas disponíveis dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando o papel do GHC na melhoria do acesso a tratamentos de saúde essenciais”, salienta a gerente de Interunidades de Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento (SADT) do GHC, Carolina Gasperin.

“É mais uma política do Governo Federal para investir no SUS, que assume o tratamento do sangue e seus derivados como bem público revertido para atenção à população”, destaca o diretor de Atenção à Saúde do GHC, Luís Antônio Benvegnú.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895