Hospital Mãe de Deus sedia 1º Summit Internacional de Valor em Saúde

Hospital Mãe de Deus sedia 1º Summit Internacional de Valor em Saúde

Evento em Porto Alegre reúne experiência e troca de conhecimentos sobre estratégia com foco no paciente

Felipe Faleiro

Especialistas do Brasil e exterior se reúnem nesta sexta-feira no auditório do hospital

publicidade

A estratégia de Value Based Healthcare (VBHC) para cuidados em saúde é bastante conhecida na Europa e Estados Unidos, mas relativamente nova no Brasil. Visando a capacitação de profissionais do país, bem como obter conhecimentos atualizados das melhores práticas a partir de especialistas nacionais e internacionais, o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, que já conta com uma área dedicada desde 2022, promove nesta sexta-feira o 1º Summit Internacional de Valor em Saúde, no auditório da unidade.

De acordo com o gerente médico do Mãe de Deus e líder do Escritório de Valor em Saúde do hospital, Tiago Almeida Ramos, a iniciativa é inédita em Porto Alegre. “O VBHC nada mais é do que produzir valor à saúde. Quando falamos valor, naturalmente vem à ideia de dinheiro, mas não é isto. É o foco naquilo que mais importa ao paciente, o que mais agrega valor para eles. O que importa neste segmento é o desfecho do tratamento, no qual o paciente espera sair de um hospital sem dores, com uma boa experiência”, afirma ele.

Ainda conforme Ramos, com esta estratégia, o hospital consegue entregar um cuidado mais centrado na pessoa, “com uso racional e eficiente dos recursos, trazendo uma economia para o sistema”, interferindo também no modelo de remuneração. “Isto é tão inovador que nós seremos o primeiro hospital do país fora da cidade de São Paulo que tem uma linha dedicada à área junto com uma operadora, que é a Unimed Porto Alegre. Estamos lançando aqui hoje”, comentou.

A linha em questão, elaborada por médicos de ambos os locais, está sendo feita para pacientes com doenças na coluna. Na abertura do evento, a irmã Lúcia Boniatti, presidente do Mãe de Deus, disse que o valor em saúde ajuda a pensar no presente e o amanhã. “Com este escritório de valor, nossos pacientes serão sempre melhor servidos, acolhidos e cuidados por todos nós. Este evento nos impulsiona para o futuro, e nos mostra o que podemos fazer amanhã com as informações que adquirimos hoje”, disse ela.

Alguns dos grandes destaques do evento foram o médico traumato-ortopedista Kevin J. Bozic, presidente da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) e implantador da primeira VBHC de coluna do mundo, que falou em um painel online a partir de Austin, no Texas, onde atua, e a médica cardiologista Marcia Makdisse, sócia-fundadora da Academia VBHC, prestadora de consultoria na área e uma das pioneiras da estratégia no país, enquanto atuou no Hospital Albert Einstein, na capital paulista.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895