O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) promoveu, neste sábado, junto ao Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, uma série de atividades educativas e lúdicas em alusão ao Dia das Crianças, celebrado no domingo. A ação, organizada pela Unidade de Cuidados Especiais em Trauma Pediátrico, e feita para celebrar os 23 anos da UTI pedáitrica, promoveu treinamento básico para situações de parada cardiorrespiratória, além de distribuição de folders e pinturas de rosto, entre outras atrações.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em 2024, o setor contabilizou 724 internações, sendo 275 em UTI e 449 em enfermaria pediátricas. Neste ano, até o final de setembro, já foram atendidas 536 internações, das quais 183 em UTI e 353 na enfermaria, a maioria por traumatismo craniano por queda ou acidente automobilístico e queimaduras. “Acreditamos que o melhor tratamento é a prevenção. Por isso, as crianças devem estar sempre acompanhadas dos seus familiares, pais, evitar que elas estejam sozinhas em ambientes domésticos perigosos, como piscinas e cozinhas”, comentou o coordenador de Enfermagem da unidade, Tiago Fontana.
Para marcar os 23 anos de atuação da UTI pediátrica do Hospital de Pronto Socorro (HPS), a equipe da Unidade de Cuidados Especiais em Trauma Pediátrico do levará atividades educativas à população, com atividades recreativas para crianças
O músico Pedro Thiel, acompanhado de sua esposa, a cabeleireira Anaís Figueiredo, trouxeram o filho Dimitri, 2 anos, para aproveitar o espaço, pintar o rosto e aprender mais sobre as técnicas. “É sempre importante este aprendizado. Temos um filho pequeno, então ele se torna imprevisível”, comentou Thiel. Ainda conforme a SMS, o serviço realizado no HPS é referência no Estado para trauma e queimados pediátricos, contando com uma equipe multiprofissional, composta por médicos intensivistas, enfermeiras, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogo, assistentes sociais e apoio administrativo.
A ação também sucedeu a Jornada de Trauma Pediátrico, realizada na última sexta-feira no HPS. A programação incluiu temas como manejo inicial da criança politraumatizada, abordagem ao paciente pediátrico com traumatismo craniano, panorama de casos de trauma por violência familiar e urbana e o cuidado integral à criança vítima de queimadura.