Com recursos do governo do Estado, o Hospital de Alvorada inaugurou nesta sexta-feira, e já colocou funcionamento, 10 novos leitos como parte do programa Inverno Gaúcho com Saúde. São cinco leitos de UTI adulto destinados a pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG), e outros cinco leitos para pacientes pediátricos que necessitam de suporte ventilatório pulmonar (SVP). Um investimento que passa de R$ 1,2 milhão.
Os novos equipamentos vão reforçar o atendimento à população do município durante o inverno, evitando a sobrecarga nos serviços de emergência, com filas de espera de pacientes. Na ocasião foram repassados o montante de R$ 178,8 mil ao Hospital de Alvorada para reforçar os atendimentos de saúde.
A Diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE) da Secretaria Estadual de Saúde, Lisiane Fagundes, enfatizou que são os primeiros 10 leitos inaugurados na Região Metropolitana dentro do Programa Inverno Gaúcho.
"É a primeira vez que temos investimento desta monta. São R$ 133 milhões que o Governo do estado com seus recursos próprios está destinando tanto para área hospitalar quanto para os municípios. Além disso, nós sabemos que 90% da população de Alvorada depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) e tenho certeza que estes leitos vem para ajudar no atendimento da população." Nos próximos dias, outros 400 leitos serão abertos em municípios gaúchos para atender a demanda da comunidade durante o período de baixas temperaturas.
O diretor do hospital, Gilberto Antonio Gobbi, que integra o Ana Nery, grupo que gerencia a instituição de saúde, lembrou que está a um passo de completar 11 meses à frente da gestão do hospital e reconheceu que a realidade é completamente diferente. "Estamos muito felizes, diante de toda dificuldade, em abrir, estes cinco leitos de UTI adulto e mais cinco de pediatria. Com certeza estes equipamentos vão nos auxiliar muito nos atendimentos. É extremamente importante ver a nossa população sendo atendida da melhor forma possível, pois nossa equipe é muito qualificada."
O prefeito de Alvorada, Douglas Martello, ponderou que é fundamental a parceria do município com o governo do estado. "A ampliação do atendimento de saúde com a abertura de mais 10 leitos, nesta época em que os problemas respiratórios se agravam ainda mais, é bem importante. Essa parceria entre Estado e município vai gerar mais benefícios para a nossa saúde e é isso que a gente quer. Estamos muito felizes com este anúncio e vamos seguir trabalhando para ampliar os serviços aqui em Alvorada."
- Cachoeirinha decreta situação de emergência pelo aumento de casos de síndrome respiratória aguda
- Porto Alegre registra 857 casos de síndrome respiratória aguda grave
- Públicos-alvo para vacinação registram 37% de imunizações em Pelotas
- Vacinação para Covid-19 segue disponível para menores de 5 anos e grupos prioritários, e Estado aguarda previsão de novos repasses
- SRAG e gripe comum: saiba os sintomas da síndrome gripal e quando ir ao hospital