Diante do aumento dos casos de doenças respiratórias, o Instituto de Cardiologia de Porto Alegre inaugurou, nesta segunda-feira, 7, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, com reforço no atendimento infantil. Serão 18 novos leitos na estrutura, sendo 10 leitos de UTI e mais oito leitos de enfermaria com Suporte Ventilatório Pulmonar (SVP).
O investimento foi de 2,3 milhões para os 18 leitos que irão operar durante todo o inverno, sendo R$ 1,8 milhão para os 10 leitos de UTI e R$ 453 mil para os oito leitos SVP. Os leitos são equipados com respiradores, desfibriladores, monitores cardíacos e eletrocardiógrafos para atender crianças em situação crítica de saúde. Em parceria entre o Instituto e as Secretarias estadual e municipal da Saúde, o objetivo da ampliação de leitos é reforçar o atendimento infantil e enfrentar o aumento dos casos de doenças respiratórias neste inverno por meio do programa Operação Inverno, visando desafogar as emergências, que operam constantemente com superlotação – neste domingo, três emergências hospitalares de Porto Alegre operavam com o dobro da capacidade e restringiram atendimentos.
A titular da Secretaria Estadual da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou que o Rio Grande do Sul está colocando pela primeira vez recursos para hospitais estruturarem novos leitos e salientou a importância da ampliação dos serviços ao IC. "É estratégico termos leitos de UTI pediátricos, justamente porque nesse período de inverno há um aumento expressivo de necessidade de atendimento, de internações e de cuidados intensivos", afirma. A meta de chegar a 500 novos leitos, tanto de UTI adulto e pediátrica quanto novos leitos de suporte ventilatório por meio do Programa Inverno Gaúcho com Saúde – com os 100 novos leitos anunciados neste domingo – foi destacada pela secretária.
Diretor-presidente do Instituto de Cardiologia, dr. Marne de Freitas Gomes afirmou que o objetivo do Instituto é aproveitar as instalações para acomodar crianças em risco de vida ou que precisam ser protegidas para não entrar no risco, e a ampliação das instalações deve aumentar esse auxílio. "Esse inverno, que está sendo bastante rigoroso, despertou um acometimento maior das crianças. Não apenas aquelas cardiopatas que estamos acostumados a tratar, mas, de uma maneira geral, os mais diferentes tipos de infecções, isso está ameaçando a vida de muitas crianças", afirma.
Os novos leitos devem ajudar a desafogar as emergências, especialmente nos pronto-atendimentos, estima Fernando Ritter, Secretário Municipal da Saúde de Porto Alegre. Ele afirmou que os leitos do Instituto se somam aos novos ou convertidos que já foram abertos nos hospitais de média e alta complexidade. O secretário acredita que no mês de agosto, com a mudança de temperatura pelo arrefecimento do inverno e, consequentemente, a redução de casos mais graves, a tendência seja de diminuição casos respiratórios. "Mas se não tiver, nós estamos preparados", assegura.
Os secretários municipal e estadual salientaram o cenário de baixa cobertura vacinal e reforçaram a importância da imunização. "Nós temos observado que o número de necessidades de internações são justamente por pessoas que não fizeram vacina. Aproveito para fazer esse chamamento à população que leve seus filhos para a vacinação", afirma Arita. "Já estamos indo para o terceiro mês de disponibilidade de vacina e a vacina boa é aquela que está no braço", diz Ritter.
- Com investimento de R$ 22 milhões, Hospital Moinhos de Vento implementa sistema de econavegação inédito
- Saúde no RS terá 100 novos leitos disponíveis para suprir aumento de demanda durante o inverno
- Três emergências hospitalares de Porto Alegre operam com o dobro da capacidade e restringem atendimentos