Município de Sapucaia do Sul recebe certificação de eliminação da transmissão vertical do vírus HIV

Município de Sapucaia do Sul recebe certificação de eliminação da transmissão vertical do vírus HIV

Certificação reflete o trabalho da Secretaria de Saúde ao implementar boas práticas durante o pré-natal, garantindo diagnóstico e tratamento humanizado a mulheres com o vírus

Fernanda Bassôa

publicidade

O município de Sapucaia do Sul recebeu do Ministério da Saúde a certificação de selo prata em transmissão vertical do HIV. A Secretária de Saúde, Flávia Mota, recebeu a premiação em Brasília.

A certificação reconhece as estratégias eficazes das localidades que apresentam indicadores próximos da eliminação da doença. As gestantes são monitoradas durante toda a gravidez nas unidades de saúde e, se alto risco, é encaminhada à Clínica de Saúde da Mulher (Clisam). Se uma gestante testar positivo, é encaminhada para acompanhamento no Programa Municipal de IST/HIV/AIDS, onde recebe atendimento especializado.

“Ficamos muito felizes com esse reconhecimento, que é o resultado de um trabalho de toda a equipe de saúde, reduzindo a contaminação vertical, trazendo mais saúde para a população, diminuindo custo e, principalmente, trabalhando contra o preconceito e aumentando a qualidade de vida. Agora vamos trabalhar rumo ao selo ouro e outras certificações disponibilizadas pelo Ministério”, ressaltou a secretária Flávia Motta.

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão vertical é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil. No Brasil, essa forma de transmissão tem sido responsável por cerca de 90% dos casos notificados de Aids em menores de 13 anos. A transmissão vertical pode acontecer durante a gestação, durante o trabalho de parto ou durante a amamentação. Por isso, é importante que o estado aperfeiçoe cada vez mais as políticas públicas, melhorando o pré-natal.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895