População de Santa Cruz do Sul participa da campanha Março Lilás

População de Santa Cruz do Sul participa da campanha Março Lilás

A iniciativa atraiu usuário aos postos de saúde do município neste sábado

Correio do Povo

Débora Maciel levou a filha Gabriela, de 2 anos para receber a vacina tetra viral na ESF Gaspar

publicidade

Uma chance para a população de Santa Cruz do Sul que não tem a oportunidade de buscar atendimento durante a semana ir em busca de saúde no sábado, assim foi a campanha Março Lilás, focada na prevenção ao câncer no colo do útero. Este foi o caso de Liane Oliveira, de 51 anos. Ela, que trabalha com o marido na construção civil, aproveitou a manhã de sábado para realizar exame preventivo de colo de útero na Esf Gaspar no bairro Bom Jesus. "Faço todos os anos o exame, porque me preocupo com a minha saúde. E como o posto estava aberto hoje, aproveitei para vir", disse.

Já Débora Maciel buscou atendimento para os filhos Eduardo e Gabriela. A menina, de dois anos, recebeu a vacina tetraviral. A menina chorou um pouco, por causa da dor causada pela agulha, mas após recebeu um abraço que irmão, que a entregou a medalha da coragem, confeccionada pela equipe do posto.

A abertura dos postos de saúde com horário ampliado ocorreu durante esta semana, e manhã deste sábado, pela manhã, nas ESFs Gaspar e Belvedere permaneceram abertas. Além da coleta de pré -câncer, também foi possível atualizar a caderneta de vacinação e realizar testes rápidos. Em alguns postos de saúde teve oficina de meditação e atendimento em auriculoterapia.

Segundo a coordenadora da ESF Gaspar, enfermeira Tainara Barbosa de Oliveira, neste sábado foram aplicadas 30 vacinas, e foram realizadas oito coletas de pré -câncer e sete testes. Duas mamografias também foram solicitadas.

Vacinação de Cães e Gatos contra Raiva

Sábado também foi dia de vacinação contra a raiva em Santa Cruz do Sul. Segundo a prefeitura, durante a tarde 75 animais receberam imunizante. A ação ocorreu no quiosque do Campo Municipal do bairro Bom Jesus. A ação fez parte da Semana de Bem Estar Animal.

Conforme a titular da pasta de Bem-Estar Animal, Bruna Molz, levar os serviços para a comunidade é uma ação necessária de saúde pública. "A raiva é uma doença grave. O município está distribuindo gratuitamente e nosso objetivo é de uma vez por mês desenvolver esta mesma ação em outros bairros", explicou.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895