Porto Alegre já teve mais de 3 mil casos autóctones de dengue este ano

Porto Alegre já teve mais de 3 mil casos autóctones de dengue este ano

Boletim da Vigilância Epidemiológica aponta 3.218 casos da doença; 3.078 foram contraídos no município

Correio do Povo

Na Capital, 69 agentes de combate às endemias atuam em ações contra dengue

publicidade

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indicam 3.218 casos confirmados de dengue em Porto Alegre neste ano até esta segunda-feira (3). Do total, 3.078 foram contraídos na cidade, a maioria na Zona Leste. As notificações de suspeitas de pessoas residentes na cidade somam 4.941. A porcentagem de casos confirmados em relação às notificações está em 65%. Os dados são parciais e estão sujeitos a revisão pela Vigilância Epidemiológica da SMS.

O mesmo balanço indica 1.047 suspeitas descartadas, 542 casos apresentam classificação final inconclusiva e 134 suspeitas seguem em investigação. Quatro óbitos foram confirmados em decorrência de dengue em Porto Alegre em 2023 até o momento, mesmo número registrado em todo ano de 2022.

Os dados estão publicados no Boletim Informativo semanal da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS referente à Semana Epidemiológica 26 (25/6 a 1/7). É considerada na análise a data de início dos sintomas dos pacientes notificados. As informações constam no banco do Sistema de informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Desde o início do ano, de acordo com dados do boletim, foram notificadas 5.318 suspeitas de dengue à vigilância epidemiológica da SMS, sendo 4.941 de pessoas residentes da Capital. Esse dado também pode ser revisado, pois o Sinan segue em constante atualização pela vigilância epidemiológica da DVS. Em relação ao mosquito Aedes aegypti, o boletim indica infestação alta em 18 bairros dos 46 monitorados com armadilhas. Os demais registraram infestação moderada ou baixa.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895