Saúde

Porto Alegre tem 132 unidades de saúde e dois postos abertos para vacinação neste sábado

Ação tem foco em crianças e adolescentes de até 15 anos

Dia D de vacinação em Porto Alegre
Sec da saúde de POA, Fernando Ritter, Zé Gotinha, João Vitor Descovi, Carlos Eduardo Descovi e Elena Vizzotto Flôres
Dia D de vacinação em Porto Alegre Sec da saúde de POA, Fernando Ritter, Zé Gotinha, João Vitor Descovi, Carlos Eduardo Descovi e Elena Vizzotto Flôres Foto : Ricardo Giusti

Porto Alegre soma 132 unidades de saúde abertas neste sábado para vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos. Além disso, dois postos de saúde também estão em operação, sendo um no Mercado Público e outro na localidade da Quinta do Portal, no bairro Lomba do Pinheiro. Os trabalhos ocorrem ao longo do chamado Dia D de Multivacinação, vinculado à Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até 31 de outubro.

A campanha oferece todas as vacinas do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), conforme a faixa etária, além de doses contra gripe e Covid-19. Durante o período, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também realiza busca ativa de crianças e adolescentes com esquema vacinal incompleto.

Para facilitar o acesso às unidades de saúde, o transporte público da Capital tem passe livre neste sábado. Todas as unidades de saúde estarão abertas, das 9h às 18h, para atualizar a caderneta de vacinação.

A superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul, Maria Celeste de Souza da Silva, participou da abertura da mobilização na UBS Conceição. “É muito importante vacinarmos as nossas crianças. Ainda lutamos contra o preconceito e o negacionismo. Além disso, nosso índices de vacinação no Estado ainda são baixos”, ponderou.

De acordo com o titular da SMS, Fernando Ritter, a expectativa é que sejam aplicadas mais de 20 mil doses até o final do dia. “A vacina boa é a que está no braço. Nossas equipes estão motivadas. Com essas mudanças de temperatura, os atendimentos na emergência aumentam. Também há o problema do sarampo, que é um problema que a geração atual talvez não tenha vivenciado. É fundamental prevenirmos futuras internações.”

Apesar da chuva que atingiu a cidade no início da manhã, Carlos Augusto Descovi fez questão de ir com os filhos Elena, de 15 anos, Carlos Eduardo, de 8 anos, e João Vitor, de anos, na UBS Conceição. Eles foram os primeiros a chegar no local, por volta das 9h15min.

“O calendário vacinal precisa estar sempre em dia. Isso porque a importância da vacinação está comprovada cientificamente, não há discussão sobre isso”, enfatizou o pai.

Além do RS, a iniciativa também ocorre simultaneamente em estados como Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo, além do Distrito Federal. Ao todo, 22 milhões de doses foram distribuídas no país.

Veja Também