Saúde

Porto Alegre terá reforço de leitos para enfrentar superlotação hospitalar

Na tarde desta sexta-feira, a ocupação hospitalar na Capital ultrapassava 108% na pediatria, e 315 somente por doenças respiratórias

Primeiro pavimento do Instituto de Cardiologia já está sendo preparado para ampliação do atendimento
Primeiro pavimento do Instituto de Cardiologia já está sendo preparado para ampliação do atendimento Foto : Fabiano do Amaral / CP Memória

Porto Alegre contará, já no começo de julho, com a abertura de mais oito leitos clínicos e dez de UTI pediátrica no Instituto de Cardiologia, ampliando a capacidade de atendimento diante da alta demanda por internações. A medida faz parte do conjunto de estratégias emergenciais adotadas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),

Os novos leitos somam-se aos 100 já abertos pela prefeitura no início da Operação Inverno 2025, em maio: 51 para enfermaria adulto (Hospital Vila Nova e Restinga), dez para UTI pediátrica (Hospital Vila Nova), oito para enfermaria e emergência pediátrica (Hospital Materno Infantil Presidente Vargas) e 31 para enfermaria pediátrica (Hospital Restinga). Além destes, mais 42 exclusivos para crianças com síndromes respiratórias agudas graves foram distribuídos entre os principais hospitais da Capital: Hospital de Clínicas (11 leitos), Hospital Nossa Senhora da Conceição (15), Hospital Vila Nova (dez) e Santa Casa de Misericórdia (seis). A SMS segue monitorando o cenário epidemiológico e, se necessário, articulará novas ampliações.

Atualmente, os hospitais operam com ocupação acima da capacidade instalada. Na tarde desta sexta-feira, a ocupação hospitalar ultrapassava 108% na pediatria, com 106 crianças internadas em leitos de emergência e UTI pediátrica e 315 adultos em leitos clínicos e de terapia intensiva somente por doenças respiratórias. Diante do cenário, diversas instituições têm emitido alertas de restrição ao atendimento de novos pacientes, inclusive em situações de risco iminente de morte, devido à sobrecarga e ao risco assistencial.

Veja Também

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, destaca o empenho da gestão para viabilizar novas vagas em um cenário desafiador. “Temos feito um esforço contínuo, mobilizando equipes e instituições parceiras para garantir atendimento à população. Agradecemos ao Instituto de Cardiologia pela disponibilidade e agilidade em apoiar essa ampliação”, afirmou. Ele também pontuou as dificuldades enfrentadas na formalização dos leitos em razão das normas vigentes. “A portaria estadual em vigor não pode ser somada à portaria federal, o que obriga o município a negociar outras alternativas. Temos buscado sensibilizar o governo estadual para essa limitação, que impacta diretamente a ampliação da rede.”

Poltronas para acompanhantes

Durante visita ao Instituto de Cardiologia nesta sexta-feira, o secretário recebeu a confirmação de parceria com o Hospital Moinhos de Vento, que, por meio do Instituto Moinhos Social, cedeu 11 poltronas para acompanhantes. A iniciativa reforça o cuidado com o bem-estar das famílias durante as internações. A colaboração entre o poder público e a rede hospitalar privada é fundamental para enfrentar os efeitos da sazonalidade e manter a assistência à população.