Prefeitura de Estância Velha registra o primeiro óbito causado pela dengue em 2024

Prefeitura de Estância Velha registra o primeiro óbito causado pela dengue em 2024

Vítima é uma mulher, de 59 anos, paciente com comorbidades, moradora do bairro Lago Azul; equipes reforçam visitas domiciliares na região

Fernanda Bassôa

Atividades de conscientização são reforçadas na rede municipal de educação junto com as crianças, bem como os mutirões de limpeza

publicidade

A Prefeitura de Estância Velha confirmou o primeiro óbito em 2024 causado pela dengue no município. A confirmação foi feita na quinta-feira através do laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). A vítima é uma mulher, de 59 anos, paciente com comorbidade, moradora do bairro Lago Azul. A Vigilância em Saúde reafirma que todas as medidas cabíveis têm sido adotadas com o objetivo de eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A coordenadora da Vigilância em Saúde (VISA), Eliane Fleck, alerta a população para que colaborem nos cuidados e prevenção da proliferação do mosquito.

“A fêmea do Aedes aegypti prefere sempre um vaso com água limpa, e essa armadilha várias vezes está mais próxima ou mesmo no terreno de nossas casas do que nesses outros locais”, argumenta a coordenadora. Equipes realizam ações de pulverização em locais estratégicos de maior incidência de casos suspeitos, como escolas, unidades de saúde, cemitérios, borracharias e floriculturas. Ações contínuas são feitas pelos agentes de endemias, que seguem realizando visitas domiciliares e vistorias. De acordo com a Prefeitura, atividades escolares focadas na conscientização das crianças também estão sendo reforçadas nas instituições da rede municipal, bem como mutirões de limpeza em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

Para realizar denúncias de possíveis focos de dengue ou descuidos com a proliferação da doença, o morador pode fazer contato com a Vigilância através do número (51) 3551-1417 ou pelo e-mail (gabinete.secsaude@estanciavelha.rs.gov.br).


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895