Profissionais, gestores e lideranças que fazem da saúde um compromisso diário com a vida foram reconhecidos na noite desta terça-feira, 14, em Porto Alegre, na 2ª edição do Prêmio “Saúde é Prioridade”, proposta pelo vereador José Freitas (Republicanos). A cerimônia, realizada no Plenário Ana Terra do Legislativo da Capital, destacou dez pessoas e projetos que se tornaram referência na promoção da saúde e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre.
“Nosso objetivo é reconhecer esses profissionais que fazem do seu dia a dia o cuidar das pessoas. É um reconhecimento singelo, mas de todo coração”, afirmou o vereador José Freitas, idealizador da homenagem.
Entre os presentes, o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, destacou o simbolismo do evento:
“Nos últimos cinco anos, esses profissionais vêm passando por muitas coisas. Passaram pela pandemia de covid, onde vidas foram perdidas e profissionais se afastaram das suas famílias para cuidar das pessoas. Esta homenagem é lembrar dos profissionais que abrem portas, acolhem e escutam.”
A primeira homenageada da noite foi Irmã Adiles Menti, diretora vice-presidente da Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do Hospital Mãe de Deus. Em seu discurso, ela ressaltou o compromisso humanizado do trabalho em saúde:
“O hospital privado também é espaço de cuidado com a humanidade, de compromisso ético, e um importante espaço de formação e referência técnica.”
Também foi homenageado o Bispo Lúcio Freitas, coordenador do Grupo da Saúde Universal do Rio Grande do Sul (GSU RS), que há mais de 20 anos atua como capelão, levando apoio espiritual e emocional a pacientes e familiares.
“Quero agradecer ao vereador José Freitas e à equipe do Grupo da Saúde Universal. Trabalhamos com pessoas nessa missão da palavra de Deus e também da saúde.”
O GSU RS desenvolve iniciativas como Social Saúde, Ponto da Saúde, Cuidando de Quem Cuida e Sorriso Saúde, unindo assistência física, mental e espiritual em ações de voluntariado, palestras, doações e visitas hospitalares.
A noite contou ainda com uma apresentação especial da ONG Doutorzinhos, que há mais de 20 anos leva alegria a hospitais e unidades de saúde por meio da arte e do humor.
Ao final, José Freitas reforçou a importância do reconhecimento:
“Cada homenageado representa centenas de profissionais que dedicam suas vidas a cuidar dos outros. Valorizar esses nomes é valorizar a vida.”
Profissionais homenageados:
- Adiles Menti, diretora vice-presidente da Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do Hospital Mãe de Deus, responsável pelo Hospital Santa Ana (100% SUS) e por quatro CAPS de Porto Alegre.
- Deise Réus, coordenadora da Coordenadoria de Saúde Oeste (SMS).
- Fabiano Barrionuevo, coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Porto Alegre.
- Fernanda de Souza Alves, assessora administrativa da Coordenadoria de Saúde Leste (SMS).
- Bispo Lúcio Freitas, coordenador do Grupo da Saúde Universal do Rio Grande do Sul (GSU RS).
- Maurício Bagarollo, fundador e coordenador da ONG Doutorzinhos.
- Melissa Assmann Saraiva, responsável pelo Programa Santa Casa de Voluntariado.
- Mirela Pasa, coordenadora da Coordenadoria de Saúde Sul (SMS).
- Rosana Meyer Neibert, sanitarista da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre.
- Vânia Frantz, diretora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.