Quase um milhão de acessos em um ano: Meu Clínicas facilita a vida do usuário

Quase um milhão de acessos em um ano: Meu Clínicas facilita a vida do usuário

Aplicativo permite realizar teleconsultas, acessar receitas e exames

Correio do Povo

Maior parte dos usuários do Meu Clínicas se concentra na faixa etária entre 51 e 70 anos

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Ao apontar a tela do celular para a catraca, o usuário do aplicativo Meu Clínicas que possui agendamento no dia tem acesso liberado ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Mas essa porta de entrada é muito mais do que física: baixar o aplicativo traz uma série de outras vantagens. Marcar consultas e acessar receitas médicas e o resultado de exames são algumas das funcionalidades do aplicativo, um dos poucos disponíveis no país para usuários do Sistema Único de Saúde. “É um diferencial do nosso hospital, porque evita o deslocamento dos pacientes, principalmente os que não moram em Porto Alegre”, afirma a assessora adjunta da Diretoria Administrativa do HCPA, Caroline Dalla Pozza.

Em 2023, o Meu Clínicas registrou 963.102 acessos, crescimento de 37% em relação ao ano anterior. Desde que foi criado, em 2019, já são mais de 1,9 milhão. “Os acessos têm crescido à medida que implantamos novas funcionalidades”, explica Caroline. O aplicativo é totalmente desenvolvido pela equipe de tecnologia do HCPA. Uma das atualizações mais recentes no Meu Clínicas foi a inclusão da videochamada para as teleconsultas, que até então aconteciam pelo telefone. A consulta é feita dentro do aplicativo, sem precisar acessar nenhum outro recurso.

Em 4 anos, foram realizadas mais de 200 mil teleconsultas, em todas as especialidades e não somente por médicos, mas por especialistas como psicólogos e enfermeiros . Elas podem ser agendadas presencialmente ou pelo aplicativo. O pico foi atingido em 2021, durante a pandemia de covid-19, quando foram realizadas 67.495 teleconsultas. Em 2023 foram 40.775. A maior parte dos usuários do Meu Clínicas se concentra na faixa etária entre 51 e 70 anos, o que desmistifica a ideia de que apenas pessoas jovens aderem à tecnologia.

Caroline também chama a atenção para outra funcionalidade do aplicativo: a solicitação de cópia dos prontuários dos pacientes, que antes só podia ser retirada presencialmente. Além de evitar o deslocamento das pessoas ao hospital apenas para buscar a papelada, o uso do aplicativo reduziu em 85% o volume de papel usado pelo hospital para imprimir as cópias dos prontuários.

Acessos ao Meu Clínicas

  • 2019 - 18.564
  • 2020 - 38.503
  • 2021 - 301.379
  • 2022 - 610.955
  • 2023 - 963.102

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