Saúde

Rio Grande do Sul recebe 111 ambulâncias para renovação de frota do Samu

Foram entregues ao todo 789 veículos para 559 municípios de 21 estados

Ambulâncias vão contemplar 91 municípios gaúchos
Ambulâncias vão contemplar 91 municípios gaúchos Foto : Ricardo Stuckert / PR / CP

Com o objetivo de renovar a frota e universalizar, até o fim de 2026, o acesso ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), o governo federal entregou mais 789 novos veículos para 559 cidades de 21 estados. O investimento total é de R$ 243,5 milhões. No Rio Grande do Sul, são 111 novas unidades, sendo 98 ambulâncias para renovação de frota e 13 Unidades de Suporte Avançado (USA) para expansão do Samu.

As ambulâncias vão contemplar 91 municípios gaúchos, com investimento de R$28,3 milhões. Sete deles receberão dois veículos cada: Bagé, Capão da Canoa, Gravataí, Montenegro, Osório, Santa Cruz do Sul e Santo Ângelo.

Já as USAs chegarão a 11 cidades, sendo Bento Gonçalves a que terá o maior incremento de frota, com três novas unidades. O investimento nas 13 USAs é de R$ 6,1 milhões. Desde o início da atual gestão do governo gederal, o estado já tinha recebido outros 54 veículos, entre 2023 (8) e 2024 (46). Com as 111 recebidas, o total chega a 165.

Veja Também