São Gabriel intensifica ações para melhorar cobertura vacinal
Segundo informações da Secretaria de Saúde do município, mais da metade da população ainda não procurou a imunização

publicidade
A baixa adesão à procura por imunização contra a influenza A está preocupando as autoridades em São Gabriel. Segundo informações do Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Lannes Coirolo, há 24 casos positivos para a doença na cidade. “Nenhuma das pessoas está internada, mas está ocorrendo uma grande procura por atendimento de pessoas com síndromes gripais, com isto dobrou a procura por atendimento no Pronto Socorro da cidade”, pondera, Ele exemplifica que a média no período noturno que antes era de até 50 atendimentos passou para 100.
Para o secretário, a principal preocupação é quanto ao índice de cobertura vacinal, lembrando que apesar de ondas de frio, o inverno ainda não chegou no Estado. “Para melhorar isto estamos fazendo busca ativa, indo vacinar nas empresas e realizando campanhas. Também estamos levando as equipes aos locais de festa, programação em lojas, Centro de Tradições Gaúchas”, exemplifica.
O município também ampliou o horário de vacinação no terceiro turno, principalmente para grupos prioritários como idosos, crianças e gestantes. Até esta quarta-feira mais da metade das doses destinadas aos grupos prioritários não havia sido aplicada, o que aumenta os riscos de complicações nos períodos de frio.
Entre as crianças, de um total de 3947 apenas 1269 receberam a vacina (32%). No caso dos idosos, o índice chegou a 49% com 6331 doses aplicadas em um grupo total de 12884. O grupo que mais preocupa são as gestantes, que das 533 estimadas, apenas 183( 34%) procuraram se proteger da doença. A vacina segue disponível gratuitamente para toda a população, a partir dos seis meses de idade, com foco nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Para atingir a meta, a Secretaria da Saúde também está disponibilizando a vacina no período da noite, das 18h às 20h30min, na Policlínica Brandão Júnior, Não é necessário agendamento prévio, mas recomendado a apresentação de documento de identidade e da caderneta de vacinação.
Veja Também
- Atendimentos de pessoas com asma crescem com queda nas temperaturas em Porto Alegre
- Ampliação de horários na atenção primária reduz demanda na UPA e no Pronto Socorro em Pelotas