Saúde

Secretaria de Agricultura de Sant’Ana do Livramento promove a castração de 170 cães e gatos

Os especialistas acreditam que castração animal com critério trata-se de política de saúde pública

Sant'Ana do livramento acredita que a castração animal pode solucionar uma série de problemas de saúde pública
Sant'Ana do livramento acredita que a castração animal pode solucionar uma série de problemas de saúde pública Foto : Rose Nunes / Especial /CP

A Secretaria de Agricultura de Sant’Ana do Livramento, Fronteira-Oeste do RS, promove a castração de cães e gatos de acordo com requisitos previamente estipulados pela pasta.

De acordo com o veterinário Juliano Coutinho, um dos responsáveis pela ação, as pessoas tutoras dos animais devem estar inscrita no CadÚnico, serem protetoras, acumuladoras, aqueles pets que sofreram maus-tratos amparados por boletins de ocorrência (BOs), animais soropositivos para leishmaniose visceral canina e esporotricose (micose subcutânea causada pelo fungo sporothrix) em felinos e que pode afetar humanos, além de cães ou gatos comunitários acompanhado por um tutor.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo fone (55) 9.9731-4384, das 7h30min às 13h30min.

Ainda conforme Coutinho, serão 170 animais incluídos – sendo 50 gatas, 50 cadelas, 35 gatos e 35 cães.

O trabalho terá início no próximo dia 13 de março, desenvolvido por uma clínica terceirizada que presta serviço ao município.

O investimento está orçado em R$ 30 mil.

Acompanha a atividade uma equipe multidisciplinar composta por veterinário, zootecnista e biólogo.

Esta será a primeira etapa de 2024 – e as próximas ainda não contam com data definida.

No último biênio houve 400 castrações na cidade.

Por último, Coutinho lamenta que boa parte dos municípios não trate a castração animal como política de saúde pública, conclui.