Sistema Unimed lidera índice da ANS em 2023

Sistema Unimed lidera índice da ANS em 2023

São 20 operadoras com nota máxima, de um total de 25, sendo seis gaúchas

Correio do Povo

Unimed Vale do Sinos é uma das seis gaúchas das 20 operadoras com nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar

publicidade

O Sistema Unimed confirmou sua posição de liderança no setor de saúde suplementar conquistando novamente o topo do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS 2023, ano-base 2022). A avaliação oficial do setor de planos de saúde é realizada anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Das 25 operadoras médico-hospitalares que obtiveram nota máxima no levantamento, 20 são Unimed.

Com 234 operadoras classificadas nas duas melhores faixas de desempenho, as cooperativas médicas obtiveram nota ponderada de 0,8032. As operadoras do Sistema Unimed-RS atingiram uma média de 0,8750, muito superior à geral do setor de 0,7898. Os resultados completos podem ser conferidos na página da ANS no endereço https://abre.ai/unimedans.


Das 20 operadoras Unimed com nota máxima no índice (1,00), seis são do Rio Grande do Sul. São elas a Encosta da Serra, a Fronteira Noroeste/RS, a Nordeste/RS, a Operadora/RS, a Vale do Sinos e a Vales do Taquari e Rio Pardo (maior pontuação de todo o setor na soma das quatro dimensões avaliadas)

O índice avalia, de forma compulsória, as empresas atuantes no mercado por meio de 31 indicadores, divididos em quatro dimensões que abrangem toda a operação de planos de saúde. Esses parâmetros incluem qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos e regulação, além de um indicador bônus pela acreditação da operadora. As notas variam de zero até 1,00.

O Sistema Unimed também se destaca no Programa de Acreditação de Operadoras, desenvolvido pela agência reguladora para fomentar a qualidade setorial. Das 20 operadoras com certificados de acreditação vigentes, 18 são Unimed.

No relatório oficial da avaliação, a ANS destaca que as modalidades que seguem apresentando um melhor IDSS, isto é, IDSS classificado na faixa avaliativa 1 (IDSS ≥ 0,8), continuam sendo as cooperativas médicas e as seguradoras especializadas em saúde.

De acordo com a ANS, para o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar 2023, ano-base 2022, foram avaliadas 896 operadoras, sendo 670 médico-hospitalares e 226 odontológicas, tendo sido divulgados os resultados de 839 empresas. Desse total, 68,3% das operadoras se classificaram nas duas melhores faixas, com pontuações acima de 0,60. Esse grupo responde pela assistência de 90,9% dos beneficiários de planos de saúde no país.

O índice é parte do programa para induzir a qualidade do setor e ampliar o acesso a informações por parte da sociedade. A divulgação periódica também permite aos beneficiários comparar o desempenho das operadoras, fortalecendo seu poder de escolha.

Veja Também


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895