Dashboard da Primeira Infância no RS é apresentado pelo governo estadual

Dashboard da Primeira Infância no RS é apresentado pelo governo estadual

Dados apresentados na plataforma servirão de apoio para decisões de gestores públicos no RS

Rodrigo Thiel

Governador em exercício Gabriel Souza apresentou os detalhes do dashboard da Primeira Infância no RS, uma das ferramentas mais completas do tema no Brasil, de acordo com o Governo do Estado

publicidade

Desenvolvida pela Procergs, o Dashboard da Primeira Infância no RS foi apresentado oficialmente pelo Governo do Estado na tarde desta quarta-feira, no Palácio Piratini. De acordo com o governador em exercício, Gabriel Souza, que apresentou a funcionalidade da plataforma, esta é uma ferramenta inédita no Brasil por conta da sua complexidade. O objetivo do Estado com o dashboard é oferecer indicadores sobre o tema que ajudem os gestores públicos a entender as principais carências das crianças em primeira infância nas cidades gaúchas.

A ferramenta foi elaborada pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao Gabinete do Vice-Governador, em conjunto com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Gabriel Souza citou também que esta era uma temática considerada como prioritária na campanha eleitoral. “Nosso maior ativo no RS são as pessoas. Investir nelas significa investir desde o início de suas vidas. As dificuldades apontadas nesse dashboard da Primeira Infância refletem na vida adulta. Ele vai servir para identificar as áreas que precisam de investimentos específicos”, citou.

Ele também destacou a metodologia utilizada na ferramenta, chamada de Nuturing Care, que está de acordo com a Unicef e que aponta as cinco principais temáticas para a Primeira Infância: saúde, nutrição, cuidados responsivos, segurança e proteção, e aprendizagem. Ao todo, foram levantados dados de 38 indicadores, que resultam em cinco índices de processo, que retratam a situação das políticas públicas, e de resultados, que apontam os efeitos destas políticas.

Estes índices estão apresentados de 0 a 1 e, quanto maior, melhor está a situação da temática. A funcionalidade da plataforma foi apresentada pelo responsável técnico do Dashboard, Tomás Pinheiro Fiori. “As ferramentas que existem são limitadas no mapeamento de ações. Além de completo, o nosso dashboard será sempre atualizado”, completou.

Além de resultados a nível estadual, é possível também pesquisar os indicadores por município. No momento, estão disponíveis na plataforma apenas os dados referentes ao ano de 2022. A previsão é que em julho os dados de 2023 comecem a ser disponibilizados na ferramenta. A plataforma pode ser conferida através do link.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895