Taquara vai ampliar serviços de assistência em todas as unidades de saúde a partir de janeiro de 2025
Haverá substituição do modelo tradicional de Unidade Básica de Saúde para a Estratégia Saúde da Família, qualificando o atendimento à população
publicidade
A partir da primeira semana de janeiro de 2025 todas as Unidades Básicas de Saúde de Taquara funcionarão com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), ampliando os atendimentos e serviços de assistência à população. Ao todo, 10 unidades de saúde farão parte desta mudança. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Taquara, com o atual modelo de atendimento são alcançados no máximo 30% da população, demonstrando baixa resolutividade. Já com o novo formato de atendimento que será adotado haverá a possibilidade de se chegar a uma cobertura de 75%, resultando em um aumento considerável de atendimentos.
Atualmente a clínica médica, ginecologia e pediatria, que compõem o modelo tradicional de atendimento, passará por reestruturação e reorganização para ampliação dos serviços. A pasta verificou que há profissionais suficientes para fazer a conversão do modelo. Já as equipes de saúde da família, contarão com médicos especialistas em família e comunidade, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários.
"A nossa grande meta para 2025 é a reorganização da saúde em todas as unidades passarão a funcionar fundamentadas na lógica da Estratégia Saúde da Família. Isso significa que as pessoas vão conhecer suas equipes, as equipes conhecerão a população e poderemos oferecer uma atenção mais resolutiva e personalizada", explica a prefeita, Sirlei Silveira.
Com essa nova metodologia de trabalho, a Secretaria de Saúde já conseguiu credenciar 16 Estratégia Saúde da Família e conta com 16 especialistas em Saúde da Família. Além disso, as consultas poderão ter hora marcada e cerca de 50% dos atendimentos serão feitos por demanda espontânea, o que contribuirá para desafogar as emergências e garantir mais qualidade no atendimento.
O objetivo desta conversão no modelo de atuação, de acordo com a prefeita Sirlei, é evidenciar a Atenção Primária, que é responsável pela prevenção de doenças e acompanhamento de saúde da população reduzindo o adoecimento da população, o risco de complicações de patologias e consequentemente a demanda por internações.