A Secretaria de Saúde (SMS) divulgou o plano de ação do município de Uruguaiana no programa "Vacinação nas Fronteiras", implementado pelo Ministério da Saúde. O programa visa intensificar o trabalho de aplicação dos imunizantes na população. A reunião foi realizada na cidade com a participação de outros dez municípios da região, na sede do Numesc (Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva), órgão da SMS.
Para a execução do plano, Uruguaiana tem 19 salas de vacinas municipais (postos de saúde e pontos estratégicos), uma itinerante (Unidade Móvel da Saúde) e quatro salas de vacinas privadas. Os imunizantes ofertados englobam vacinas contra febre amarela, poliomielite, meningocócica C, rotavírus, pentavalente, pneumocócica 10, e tríplice viral. O período vai de 19 de novembro até 28 de novembro.
Neste período, a Sala de Vacinas do Posto Central (ESF 21) vai ter o seu horário ampliado. A vacinação também vai acontecer em pontos estratégicos, como o Cerest/Oeste (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), no Porto Seco Rodoviário, e o Sest/Senat. O Ministério da Saúde separou as cidades de fronteira de acordo com os países com que fazem divisa. Uruguaiana está no grupo de cidades próximas a Argentina e Uruguai. Também constam nesse segmento Itaqui, Barra do Quaraí, Quaraí, Santana do Livramento, Porto Mauá, Porto Xavier, São Borja, Aceguá, Jaguarão e Chuí.