Veja a posição do Brasil entre os lugares mais poluídos do mundo em 2024
Cidades indianas seguem dominando a classificação mundial dos centros mais poluídos por partículas finas

publicidade
A IQAir, fabricante de um sensor de qualidade do ar amplamente utilizado internacionalmente, publicou nesta terça-feira um relatório sobre a situação da poluição em todo o planeta.
De acordo com o texto, as cidades indianas, apesar de um cenário melhor em 2024, seguem dominando a classificação mundial dos centros mais poluídos por partículas finas. Ao lado delas, estão as metrópoles paquistanesas e a capital do Chade.
Na Índia, a concentração das PM2,5 - partículas finas inferiores a 2,5 micrômetros de diâmetro - atingiu 50,6 microgramas por m3 em média, ou seja, 10 vezes a recomendação da Organização Mundial da Saúde.
A taxa representa uma queda de 7% na comparação com 2023, mas o país ainda abriga 14 das 20 áreas urbanas mais poluídas por estas partículas prejudiciais à saúde humana.
A área metropolitana com melhor qualidade do ar em 2024 foi Mayagüez, em Porto Rico, com uma concentração de PM2,5 de 1,1 micrograma por m3.
De modo geral, a situação melhora tanto em qualidade quanto na coleta de dados na América Latina.
Mas o relatório aponta uma exceção: os persistentes incêndios florestais no Brasil ‘impactaram vastas áreas com níveis de PM2,5 em algumas cidades dos estados de Rondônia e Acre que quadruplicaram em setembro’.
Chile, Brasil e México lideram no número de cidades que informam dados de qualidade do ar, com 69, 50 e 46 cidades, respectivamente.
Veja o ranking de pior qualidade do ar, com base na concentração média anual de PM2,5 (μg/m³)
- Chade
- Bangladesh
- Paquistão
- República Democrática do Congo
- Índia
- Tajiquistão
- Nepal
- Uganda
- Ruanda
- Burundi
- Nigéria
- Egito
- Iraque
- Gana
- Indonésia
*73º posição - Brasil