Vereador de Uruguaiana sugere fornecimento gratuito de abafadores de ruídos a alunos com TEA

Vereador de Uruguaiana sugere fornecimento gratuito de abafadores de ruídos a alunos com TEA

Uma das características do Transtorno do Espectro Autista é a intolerância a ruídos graduada a cada um

Fred Marcovici

publicidade

No Dia Mundial de Conscientização ao Autismo, o vereador de Uruguaiana, Egídio Carvalho, indicou ao Executivo o fornecimento gratuito de protetores auriculares para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na rede municipal de ensino.

A iniciativa tem como objetivo principal promover a inclusão dessas crianças no ambiente escolar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o seu bem-estar.

Segundo Carvalho, o uso do protetor auricular será recomendado por profissionais especializados na área, visando minimizar a hipersensibilidade aos sons, que é uma das características, frequentemente, associadas ao TEA.

"A integração sensorial é uma das principais dificuldades enfrentadas por parte de estudantes autistas. Portanto, a medida busca proporcionar um ambiente de aprendizado mais propício, evitando crises decorrentes da sensibilidade auditiva", afirma.

É importante ressaltar que o uso do protetor auricular será orientado de forma individualizada, não sendo recomendado para uso contínuo. O objetivo não é isolar de forma laguma a criança com TEA, mas sim auxiliá-la na adaptação aos diferentes estímulos sonoros do ambiente escolar.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895