Zerada fila de espera para exames de prevenção ao câncer de mama na cidade de Montenegro

Zerada fila de espera para exames de prevenção ao câncer de mama na cidade de Montenegro

Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde apontou que, desde janeiro deste ano, 4.622 mamografias foram autorizadas

Fernanda Bassôa

Diariamente ocorrem, em média, 15 autorizações feitas pelo Município

publicidade

A prefeitura de Montenegro zerou a demanda reprimida para a realização de mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde apontou que, desde janeiro, 4.622 mamografias foram autorizadas. São 461 cotas estaduais e 4.161 contratadas pela Administração através do Consórcio Intermunicipal CIS/Caí. Além disso, ocorreu a disponibilização de mais 3.011 ecografias mamárias e 142 biópsias mamárias. Ao todo, 37 mulheres receberam encaminhamento para Serviço de Oncologia da Mama.

“Hoje a autorização é praticamente imediata”, comemora a secretária municipal da Saúde, Andreia Coitinho da Costa. Diariamente ocorrem, em média, 15 autorizações. Segundo a secretária, o câncer de mama é uma doença que se caracteriza pelo crescimento desordenado de células anormais na mama, formando um tumor que pode invadir outros órgãos. Quando diagnosticado e tratado na fase inicial, as chances de cura chegam a até 95%. “Por isso, os exames de rastreamento e acompanhamento são fundamentais.”

O prefeito Gustavo Zanatta comemora os números. “De acordo com a legislação, as prefeituras devem investir pelo menos 15% da arrecadação de impostos na saúde. Nós aplicamos 20%, por entender que as pessoas precisam estar saudáveis para poder trabalhar e viver tranquilas”, explica. Segundo Zanatta, o câncer de mama já causou muitas mortes, mas tem cura. “Estamos participando deste esforço para que ninguém morra por falta de diagnóstico”, conclui.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895