Sony apresenta nova versão de seu cão robô

Sony apresenta nova versão de seu cão robô

Versão anterior do "aibo" teve produção interrompida há 10 anos por consequência de reestruturação empresarial

AFP

Versão anterior do "aibo" teve produção interrompida há 10 anos por consequência de reestruturação empresarial

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A empresa japonesa Sony apresentou nesta quarta-feira uma nova versão de seu cão robô, dotado dos mais recentes avanços na área da inteligência artificial e com acesso a internet, que será comercializado em 2018, ano do cachorro nos horóscopos chinês e japonês.

O novo cão "aibo" da Sony é um mascote de 30 centímetros. O robô tem a capacidade de movimentar os olhos para expressar emoções. O cão tem vários sensores, câmeras e microfones, além de uma conectividade melhor, o que permite aos donos brincar com o mascote a partir de um local afastado com o uso de um smartphone. A versão anterior do "aibo" teve a produção interrompida há 10 anos, vítima de uma reestruturação empresarial que deixou inconsoláveis os fãs do mascote artificial.

A Sony apresentou a primeira geração do aibo em junho de 1999. Os primeiros 3.000 exemplares foram vendidos em apenas 20 minutos, apesar do preço elevado (250. ienes, o equivalente a 2.00o dólares na época). Nos anos seguintes foram vendidas mais de 150.000 unidades. Em 2006, a Sony entrou em crise e seu modelo de negócios começou a sofrer a concorrência de rivais em diversas áreas. O aibo, um produto caro e de certa forma frívolo, foi retirado do mercado.

A empresa manteve a "clínica aibo" aberta até março de 2014, quando comunicou aos donos de mascote que teriam que procurar outro local para consertos. Alguns engenheiros aposentados da Sony assumiram, no entanto, os eventuais reparos.  O novo aibo será lançado oficialmente no Japão em janeiro e não será barato: custará 198.000 ienes (1.750 dólares). A Sony informou que não vai consertar os modelos anteriores.

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