Usuários da Trensurb reclamam de atrasos e trens lotados

Usuários da Trensurb reclamam de atrasos e trens lotados

Mudança da tabela horária segue para reparos na linha para conter furto de fios e cabos, afirma empresa

Felipe Nabinger

Mudança da tabela horária segue para reparos na linha para conter furto de fios e cabos, afirma empresa

publicidade

A alteração da tabela horária da Trensurb, que segue por tempo indeterminado, visando reparos para evitar furto de fios e cabos na linha, vem mudando a rotina de usuários nos horários de pico. As mudanças implicam em ampliação do intervalo de partida dos trens, bem como a utilização da estação Sapucaia como terminal para chegadas e partidas, o chamado carrossel, conforme a empresa. Assim, alguns trens que saem do Mercado têm como final da viagem Sapucaia do Sul e outros partem da cidade em direção a Capital, intercalando com aqueles que vêm da última estação, em Novo Hamburgo.

Quem estava habituado a pegar os trens em horários específicos, vem reclamando desde o início da semana de esperas que variam de dez a 15 minutos, dependendo do horário. Além disso, voltou a ser comum a superlotação das composições, o que não vinha ocorrendo no período de pandemia. A empresa mantém a exigência do uso de máscara nos trens e estações. Embora seja em um menor número, é possível ver várias pessoas desrespeitando a regra, agora com distanciamento inexistente devido à quantidade de pessoas nos vagões. Outro relato de quem utiliza o transporte é que a viagem apresenta uma duração maior que o habitual, pois as composições trafegam com velocidade reduzida em alguns trechos.

Segundo a Trensurb, a medida está sendo tomada em função dos serviços que estão sendo realizados buscando coibir o roubo de cabos. A empresa afirma que, em horários de pico, segue a oferta de 25 trens operando, mantendo posicionado trens reservas ao longo da via, para que entrem em operação em caso de necessidade. Nos quatro primeiros meses do ano, mais de 400 metros de cabos e fios foram furtados em 20 ocorrências registradas, principalmente no trecho entre São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Como ficou a tabela horária

Pela nova tabela, quem vem da Região Metropolitana encontrará, no início do dia, a partir das 5h até 6h52min, saídas de 15 em 15 minutos da estação Novo Hamburgo. Depois, até 7h37min, o intervalo de saída reduz para dez minutos, voltando após o horário de pico para 15 minutos até 20h07min. Depois, as partidas passam a ser de 20 a 26 minutos, dependendo do horário. Já das 6h04min até 6h56min, composições deixarão a estação Sapucaia, em direção à Capital, de sete em sete minutos, reduzindo para cinco das 7h05min às 7h56min e voltando para sete minutos até 8h26min, quando encerram as partidas desta estação.

As partidas da estação Mercado em direção a Novo Hamburgo manterão o intervalo de 15 minutos das 5h às 16h37min, reduzindo para sete minutos até 18h52min, quando volta para 15 até 20h07min. Após esse horário, o intervalo sobe para 20 minutos, chegando a 26 minutos das 22h07min até o final da operação. Em sábados, domingos e feriados, as partidas ocorrem somente nas estações Mercado e Novo Hamburgo, com intervalos que variam de 15 a 26 minutos, dependendo do dia e horário.

O que dizem os usuários:


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895