Por mais um dia, moradores das ilhas de Porto Alegre vivem o sofrimento e a preocupação do avanço das águas do Guaíba, com as marcas não parando de subir nas últimas horas. Na Ilha Grande dos Marinheiros, a água já alcançou diversos trechos a avenida Nossa Senhora Aparecida, a principal da localidade, e a Defesa Civil Municipal recomendou que veículos de menor porte não passassem pelo local. Abrigos foram mobilizados e podem ser usados, caso seja necessário.
Agentes do órgão, em passagem pela região, orientaram os moradores sobre possíveis cuidados no trânsito nas vias alagadas, mas relataram que não havia sido necessário remover ninguém de suas casas até o final da manhã. Na Ilha da Pintada, a régua localizada na parte sul alcançou 2,30 metros nas primeiras horas desta sexta, reduzindo para 2,26 metros às 11h30min, mesmo com o céu claro e sem chuvas, porém ainda com os reflexos da descida das águas dos últimos dias do interior gaúcho. No local, a inundação inicia quando a régua está próxima de 1,95 metros. Moradores disseram que inclusive um jacaré foi visto passeando pela ilha na quinta-feira.
Alina Souza
O entregador Anderson Farias não mora nos Marinheiros, no entanto disse que frequenta diariamente o local de motocicleta a trabalho. Ele viu a água avançar nesta sexta-feira e desistiu, dando meia volta e avisando seu empregador de que não seria possível entregar os cartões bancários. “Ontem (quinta) até estava pior aqui, acho que é pela dinâmica do rio que faz ele subir e descer bastante em pouco tempo. Hoje não tem mesmo como passar”, salientou ele. Uma preocupação adicional deles foi novamente a presença do vento sul, de fraca intensidade, mas que represava a água do Guaíba.
De acordo com o monitoramento da MetSul Meteorologia, a marca aferida no Cais Mauá, no Centro Histórico, foi de 2,44 metros por volta das 11h30min, com a cota de transbordamento sendo atingida após a marca de três metros. Há o alerta de risco alto de inundação para as regiões das ilhas, Sul e Extremo Sul, até o meio-dia deste domingo.