A Chama Crioula foi levada ao Acampamento Farroupilha em uma cavalgada que recebeu a centelha do Fogo Simbólico da Pátria ao final do desfile de 7 de Setembro. Com 22 cavalos, o grupo partiu da avenida Edvaldo Pereira Paiva e seguiu até o Parque Harmonia, onde participaram da cerimônia de abertura do Acampamento.
Ao fim da solenidade, eles voltaram a conduzir o fogo pelo parque até o piquete da Prefeitura de Porto Alegre, onde a chama permanecerá sob a vigilia de voluntários e integrantes dos piquetes, que se revezarão em turnos para garantir a manutenção e a segurança do fogo até o encerramento dos festejos no dia 20.
Durante a abertura, a secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso, homenageou os cavaleiros que participaram da caminhada e destacou o significado do símbolo para a cultura gaúcha. “Na essência, essa chama representa a liberdade, a igualdade e a humanidade”, afirmou a secretária.
A Chama Crioula de 2026 foi acendida em Rio Pardo, em 14 de agosto. No dia seguinte, houve a distribuição das centelhas aos cavaleiros que as levariam às diferentes Regiões Tradicionalistas e municípios, além de uma centelha destinada ao Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, que remete à origem da Chama Crioula, em 1947.