Em São Valentim, o temporal da noite deste domingo atingiu principalmente a zona rural. Conforme a defesa civil do município, a pancada de chuva durou em torno de uma hora e 30 minutos, mas nem o setor nem os bombeiros receberam qualquer chamado de possíveis destelhamentos causados pelo vento.
Foram constatados danos em estradas na zona rural, onde pedras destruíram vias e valetas. Na Linha São Pedro há duas pontes destruídas e outras duas chegaram a ficar submersas, mas a comunidade não chegou a ficar isolada.
Em Passo Fundo, no Norte do Estado, moradores de uma casa no bairro Leão XIII tiveram que quebrar uma parede para conseguir com que a água da chuva intensa escoasse. Segundo informações da prefeitura, a residência afetada havia sido construída em uma área pública de forma irregular sobre uma tubulação de drenagem, o que comprometeu o escoamento da água da chuva. A Defesa Civil interditou o local no último dia 26 de maio.
Em nota, a Prefeitura afirma que a ordem de desocupação não foi cumprida imediatamente e que o sistema de drenagem utilizado em um campo de futebol, próximo a casa, está ligado à rede de canalização da área, existente antes da construção do imóvel. “Como alternativa para a família não ficar desabrigada, a Prefeitura ofereceu o benefício do aluguel social”, destaca a nota do município.
- Entenda o que é e como verificar a sensação térmica
- Granizo assusta Ibirapuitã
- Enchentes no RS: um problema que precisa de solução de verdade