Em meio ao cenário de instabilidade, Porto Alegre registrou chuva de granizo durante a madrugada deste domingo. A Defesa Civil estadual emitiu, por volta das 2h, um alerta vermelho para tempestade e possibilidade de queda de pedras de gelo. No aviso, enviado por meio da tecnologia cell broadcast, também havia alerta de ventos de até 90km/h.
Moradores registraram as pedras em diferentes pontos da Capital, como nos bairros Cidade Baixa, Partenon, Azenha e Santa Tereza. Porém, a precipitação foi rápida e pontual.
De acordo com a Defesa Civil municipal, até as 8h, os maiores acumulados de chuva foram registrados na Lomba do Sabão (19,8 milímetros), na rua da Represa (19,7 milímetros), no bairro Guarujá (18,2 milímetros), e na Nova Brasília, bairro Sarandi (13,4 milímetros).
O órgão informou que, até o momento, não foram notificadas ocorrências por destelhamento. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos de Porto Alegre (SMSUrb), não houve registro de quedas de árvores.
- Tempestades avançam pelo RS e motivam cell broadcast na região de Bento Gonçalves
- Defesa Civil emite alerta para ventos intensos e chuvas volumosas nos próximos dias no RS
Monitoramento na Região das Ilhas
A Defesa Civil também informou que a Região das Ilhas, no bairro Arquipélago, segue sendo monitorada, e que os alagamentos estão somente nas ruas ribeirinhas, nas partes mais baixas da região. Na Ilha da Pintada, onde ruas às margens do Guaíba tiveram alagamentos na manhã neste sábado, o nível da água segue baixando. De acordo com o último monitoramento, feito na manhã deste domingo, o nível estava em 1,75 metro, abaixo da cota de inundação, que é de 2,20 metros.