Em Rio Grande, no Sul do Estado, o ciclone extratropical ocorrido no início da noite de quinta-feira causou o destelhamento de 29 residências, do Prédio 5 da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e de parte do telhado do ginásio da Escola Municipal Zenir de Souza Braga, no bairro Humaitá. Ninguém ficou ferid Conforme informações da Defesa Civil do município também houve quedas de quatro postes e de quatro árvores e falta de energia elétrica.
A prefeitura ainda avalia a situação das escolas municipais. Foram distribuídas mais de 1,1mil metros quadrados de lonas. À tarde ocorrerá a avaliação para a realização da entrega de telhas nos locais atingidos. Segundo a CEEE Equatorial, mais de seis mil consumidores ficaram sem energia na cidade, entre a noite de quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira. Alguns pontos ainda apresentam instabilidade e quatro equipes realizam os reparos.
Na Furg, uma portaria suspendeu as atividades presenciais nos campus de Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul. As aulas programadas para o Prédio 5, do Campus Rio Grande, Unidade Carreiros, serão realocadas para outros prédios e os novos locais serão comunicados pela gestão da universidade.
Conforme o coordenador municipal de Defesa Civil do Chuí, Luiz André Pereira da Silva, tanto a cidade quanto a vizinha Santa Vitória do Palmar seguem sem o fornecimento de energia elétrica e de água desde o final da tarde de quinta-feira. "Como uma torre de transmissão da Eletrosul caiu sobre a rede que conduz energia para os dois municípios, acredito que tenha sido forte à velocidade do vento", observou.
- Previsão de ciclone faz Rio Grande suspender aulas na rede municipal de ensino
- Depois de superar cota de inundação, nível da Lagoa dos Patos em Rio Grande recua nesta segunda-feira
- Segunda edição da Copsul encerra em Pelotas com a assinatura de carta compromisso