Com a melhora do tempo, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) iniciou na tarde desta quarta-feira as operações “tapa-buraco e remendos” em vários pontos da cidade. A situação é tão crítica devido às chuvas intensas deste mês que as equipes usaram 20 toneladas para tapar buracos em menos de duas horas. Outras 20 toneladas foram usadas na operação remendos. Normalmente, em um dia de serviço são usadas no máximo oito toneladas de asfalto.
Conforme a Prefeitura, trabalharam sete equipes na tapa-buraco nas perimetrais e regiões Esplanada, São Ciro, Rizzo, Nossa Senhora da Saúde, além da área central, em bairros como Lourdes e São Pelegrino. Foram feitos remendos por três equipes em vias do centro e das regiões São Ciro e Esplanada.
As equipes do Departamento de Construção Civil (DCC) da Codeca irão trabalhar na quinta (feriado), sexta e no sábado, aproveitando a previsão de tempo bom. Na quinta, está prevista a utilização de 80 toneladas de asfalto.
Para as operações, a Companhia está comprando o asfalto de empresa privada, após a usina própria ter sido atingida por deslizamento de terra no dia 12 de maio. Por determinação do Prefeito Adiló Didomenico, a diretoria da Codeca já está estudando a possibilidade de adquirir uma nova usina para o município.