As fortes chuvas que atingiram Passo Fundo entre a noite de terça-feira e a madrugada do dia 29, uma quarta-feira, acompanhadas de queda de granizo em alguns pontos da cidade, mobilizaram novamente as equipes da Prefeitura e da Defesa Civil. Os maiores impactos foram registrados nos bairros José Alexandre Zachia, Vila Annes, Vila Luiza e Vila Popular, onde houve danos em residências.
Desde o início do temporal, a Defesa Civil ampliou o atendimento às famílias afetadas. Até o momento, foram entregues 37 kits de lonas plásticas para moradores que tiveram prejuízos, com distribuição realizada no Ginásio de Esportes do bairro José Alexandre Zachia, uma das áreas mais atingidas, além do ponto de apoio instalado junto ao Corpo de Bombeiros. A Prefeitura ainda não sabe o impacto total para o iniciar o fornecimento de telhas nas residências que foram afetadas.
O acompanhamento das estações meteorológicas aponta volumes expressivos de chuva. Nas últimas 12 horas, a estação do Bom Recreio registrou 69,3 milímetros, enquanto a estação da Lobo da Costa marcou 54,34 milímetros. Considerando as últimas 24 horas, o acumulado chegou a 95 milímetros no Bom Recreio e a 81,62 milímetros na Lobo da Costa.
Além do atendimento às ocorrências, a Defesa Civil monitora de forma permanente o nível do Rio Passo Fundo. Na manhã desta quarta-feira, a medição indicava 1,80 metro, índice abaixo da cota de evacuação, estabelecida em 2,90 metros. Neste momento, não há risco iminente de transbordamento, embora a situação continue sendo acompanhada devido à persistência das chuvas.
O coordenador da Defesa Civil, coronel Fernando Carlos Bicca, informou que as equipes permanecem em prontidão para atender novas ocorrências e prestar suporte à população. Ele orienta que moradores que sofreram danos em suas residências procurem a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros para solicitar atendimento e, se necessário, receber lonas plásticas.
A Prefeitura informa que não houveram pontos de alagamento. A chuva foi constante, mas a drenagem da cidade suportou dessa vez.Havia sido feito o desassoreamento dos rios na segunda-feira na manhã de terça. Além disso, o orgão destaca que o município segue em estado de monitoramento contínuo e que novas medidas poderão ser adotadas conforme as condições climáticas evoluam e surjam novas demandas da comunidade.