O nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo nesta sexta-feira aferiu em 4,08m, baixo da cota de inundação, que é de 4,50m, conforme monitoramento feito pelas equipes da Defesa Civil do município. A situação no momento é estável abaixo da primeira cota de alerta e segue em atenção. A montante, na cidade de Campo Bom, estabilizou em 5,61m. A Defesa Civil segue acompanhando a situação e realizando faz o monitoramento contínuo das mudanças em tempo real.
Já o Rio Gravataí, cujo nível normal é quando ele afere 2,60m, atualmente marca 3,91m na Estação Passo das Canoas, em status de atenção. A cota de inundação é quando ele atinge a marca de 4,75m. O Rio Gravataí está recuando 1cm/hora. A prefeitura de Cachoeirinha informou que faz o monitoramento das principais áreas ribeirinhas e destaca que o novo Plano de Contingência prevê um mapeamento e diagnóstico completos das áreas de risco. O documento detalha que aproximadamente 15 mil pessoas residem em zonas em estado de atenção para evacuação.
O documento ainda trata de diretrizes para abrigos e assistência, como estrutura, segurança e até espaço destinado a animais domésticos, além da participação popular, com a implementação de Núcleos de Defesa Civil, que atuarão como mediadores entre a instituição e a sociedade, bem como o cadastro de voluntários para atuar no suporte seguro em abrigos, triagem e logística, sob a coordenação da Defesa Civil.
Plano de Contingência passa a contar com o Sistema de Comando em Operações, que torna obrigatório o seu uso, a fim de padronizar a atuação de órgãos municipais e estaduais, como Bombeiros, Brigada Militar e concessionárias. Além da medida, a instituição de um Posto de Comando e a desburocratização emergencial garantem a centralização das ações da Defesa Civil Municipal, além de uma resposta mais rápida às demandas do município.
- Após atingir pico de 5,68m, Jacuí inicia recuo no trecho de Triunfo
- Cheia do Rio Jacuí tira 16 famílias de casa e deixa outras quatro ilhadas em Cachoeira do Sul
- Com Guaíba em nível de alerta, Jacuí segue em cota de inundação e rios da Bacia do Uruguai sobem no RS
- Sobe para 146 número de municípios que reportaram danos à Defesa Civil após temporais