O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na última segunda-feira causou transtornos em 170 municípios gaúchos, atualizou a Defesa Civil Estadual. Os estragos estão relacionados com as fortes chuvas, granizo, enxurradas, rajadas de vento, deslizamentos e enchentes que seguiram ao longo da semana no Estado.
Até o momento, foram confirmadas seis mortes, além de outras seis pessoas que ficaram feridas. Quatro das mortes ocorreram em Caxias do Sul, sendo três de uma mesma família, outra em Charqueadas e mais uma em Pelotas. Os feridos são de São José do Norte (2), Aceguá (1), Santa Maria (1), Serafina Corrêa (1) e Caxias do Sul (1), de acordo com a Defesa Civil.
Ao todo, o evento climático resultou em 642.512 pessoas afetadas, deixou 838 pessoas desabrigadas e outras 4.616 pessoas desalojadas. Além disso, o temporal causou a destruição de 30 casas e danificou outras 871 residências. Também foram registradas 3.186 casas destelhadas e outras 1.049 casas alagadas. Também foram causados danos em outros 308 imóveis, entre comerciais e equipamentos públicos.
- Rio dos Sinos oscila com períodos de leve elevação e estabilidade em São Leopoldo
- Barragem de São Marcos está prestes a deixar a situação de emergência e entrar no estado de alerta
- Após cinco dias, luz é restabelecida sob bloqueio de manifestantes em Eldorado do Sul
Ainda segundo a Defesa Civil Estadual, o município mais afetado foi Pelotas, na região Sul, onde o vendaval afetou mais de 336 mil pessoas, causando danos materiais em residências, comércios, equipamentos e infraestrutura pública. Outras cidades também registraram dezenas de milhares de pessoas afetadas.
Em Estrela, no Vale do Taquari, as chuvas afetaram mais de 21 mil pessoas, deixando 63 desabrigadas e outras 53 desalojadas. Ainda na região Sul, o vendaval afetou 30 mil pessoas em Santa Vitória do Palmar e outras 27 mil pessoas em Capão do Leão. Milhares de consumidores seguem, nesta sexta-feira, sem fornecimento de energia elétrica no RS.