Cidades

Ufrgs e ministério de Ciência e Tecnologia assinam cooperação científica na gestão de riscos climáticos

Protocolo de intenções entre o ministério e a universidade foi assinado durante agenda da ministra Luciana Santos em Porto Alegre

Reitora Márcia Barbosa (esq.) e a ministra Luciana Santos (dir.) assinaram protocolo de intenções na reitoria da Ufrgs
Reitora Márcia Barbosa (esq.) e a ministra Luciana Santos (dir.) assinaram protocolo de intenções na reitoria da Ufrgs Foto : Mauro Schaefer

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e o governo federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), assinaram nesta segunda-feira um protocolo de intenções para cooperação científica na gestão de riscos climáticos e ambientais. O ato ocorreu durante agenda da ministra Luciana Santos em Porto Alegre que, durante a tarde, visitou a reitoria a Ufrgs e os laboratórios da Escola de Engenharia. A reitora da universidade, Márcia Barbosa, também participou da agenda.

De acordo com a ministra, a cooperação tem como foco a atuação do Centro de Gestão de Riscos Climáticos e Ambientais (CGRCA). Luciana ressaltou que, até o final do ano, a pasta pretende ampliar para 2 mil o número dos municípios brasileiros com sistemas de monitoramento meteorológicos, hidrológicos e geológicos. Atualmente, são cerca de 1,3 mil cidades com ferramentas de monitoramento climático.

A ministra destacou que a cooperação com a Ufrgs ajudará na tomada de decisões para prevenção da população a partir dos dados gerados pelos sistemas. “Não tenho dúvidas que esse acordo vai ajudar na sinergia necessária para esse ecossistema de prevenção, a partir de áreas de competência como a meteorologia, oceanografia, modelagem climática, gestão de risco e comunicação com gestores públicos”, explicou.

O protocolo assinado prevê a integração e disseminação de informações sobre riscos climáticos e ambientais, a realização de análises e avaliações técnicas, o fortalecimento da rede de colaboração para geração de pesquisa, a participação conjunta entre Ufrgs e ministério em eventos para divulgar resultados da cooperação e a criação de um grupo de trabalho.

“É um protocolo estratégico. Honra-me muito ter a certeza de que a gente está contando com excelência da inteligência brasileira a partir da Ufrgs. Essa parceria conecta essa excelência com a capacidade de formulação e implementação de políticas públicas do ministério. Construir essa cooperação pode servir de referência para outras regiões brasileiras diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas”, completou.

Veja Também

Atuação pós-enchente

A reitora Márcia Barbosa destacou a atuação da Ufrgs na enchente de 2024 e na consolidação de pesquisa sobre mudanças e adaptação climática desde então. “A partir daquele momento, construímos uma rede de pesquisadores que olham para essa questão sobre todos os pontos de vista. Isso deixou claro que a Ufrgs tem esse papel de protagonista para pensar na questão climática e que estamos a serviço do povo brasileiro”, reforçou.

Após a assinatura da cooperação na Ufrgs, a ministra encerrou sua agenda na Capital com uma visita ao Museu da Cultura Hip Hop RS, primeiro museu dedicado à cultura Hip Hop na América Latina. O espaço, que também desenvolve projeto de preservação e digitalização do acervo, está localizado na Vila Ipiranga, na zona Norte.

Mais cedo, Luciana Santos visitou o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa pública vinculada ao MCTI, na Lomba do Pinheiro, na zona Leste da Capital. Na agenda, ela conferiu a chegada de equipamentos de tecnologia em microeletrônica, com o objetivo de posicionar o país nas cadeias globais de semicondutores.