O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou, nesta segunda-feira, 30, que tem confiança da participação dos Estados nas medidas para controle do preço do diesel no País. O governo propôs aos entes federados dividir igualmente os custos de uma subvenção de R$ 1,20 no diesel importado. Os governadores ainda não responderam à proposta da União.
"Tenho confiança de que os Estados venham também participar. Porque nós precisamos garantir que o preço não suba e, principalmente, garantir abastecimento. Nós temos que garantir abastecimento. Então, eu acho que os Estados também poderão participar", afirmou Alckmin, depois de evento industrial em Manaus.
Segundo ele, a medida seria transitória, com duração apenas enquanto persistir o conflito no Irã e os preços seguirem altos. "E é transitório. Na hora que cair o preço do barril do petróleo, óbvio que cai essa questão, porque ela é transitória", completou.
- Alckmin espera fim de guerra em 60 dias e admite prorrogar subsídio ao diesel
- Simone Tebet assina filiação ao PSB para concorrer ao Senado por São Paulo
Alckmin mais uma vez disse que não há como se controlar a guerra e que o governo tem tomado medidas corretas para lidar com a crise.
Ele evitou qualquer comentário sobre eleições e se fica no cargo de vice-presidente para a disputa.