Economia

CEEE Equatorial é última em ranking de desempenho

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) analisou 33 concessionárias de grande porte

Levantamento avaliou 33 distribuidoras de grande porte no país
Levantamento avaliou 33 distribuidoras de grande porte no país Foto : Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o resultado do desempenho das distribuidoras em 2025. A divulgação engloba os números de duração e frequência de interrupções observados, o ranking das distribuidoras e as compensações pagas aos consumidores pelas empresas por extrapolarem limites individuais de duração e frequência de interrupções. No ranking, a CEEE Equatorial ficou na última posição numa lista de 33 concessionárias de grande porte.

A CEEE Equatorial informou em nota que o ranking não reflete a eficiência absoluta da distribuidora (tempo e frequência de falta de energia), já que “a metodologia avalia o desempenho em relação a metas regionais distintas, o que pode colocar distribuidoras com limites regulatórios superiores aos da concessão no RS em melhor posição no ranking”.

“Apesar dessa classificação comparativa, a realidade operacional no RS demonstra evolução técnica expressiva. Os indicadores oficiais da CEEE Equatorial hoje superam ou se aproximam da média nacional. O número médio de interrupções caiu mais de 60% em 2025 na comparação com 2016, chegando a 4,47 (abaixo da média do país), enquanto a duração média foi reduzida à metade, atingindo 9,84 horas”, detalhou o comunicado da empresa.

Na avaliação geral do país a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica melhorou no ano passado frente a 2024, conforme apontam os indicadores. Os consumidores ficaram, em média, 9,30 horas sem energia no ano, o que representou redução de 9,2% em relação a 2024, quando se registraram 10,24 horas.

Veja a íntegra do comunicado da empresa

A CEEE Equatorial esclarece que o recente ranking de continuidade da ANEEL não reflete a eficiência absoluta da distribuidora (tempo e frequência de falta de energia), pois a metodologia avalia o desempenho em relação a metas regionais distintas, o que pode colocar distribuidoras com limites regulatórios superiores aos da concessão no Rio Grande do Sul em melhor posição no ranking.

Apesar dessa classificação comparativa, a realidade operacional no Rio Grande do Sul demonstra uma evolução técnica expressiva. Os indicadores oficiais da CEEE Equatorial hoje superam ou se aproximam da média nacional. O número médio de interrupções (FEC) caiu mais de 60% em 2025, na comparação com 2016, chegando a 4,47 (abaixo da média do país), enquanto a duração média (DEC) foi reduzida à metade, atingindo 9,84 horas.

No mesmo período, o indicador global de desempenho (DGC), utilizado pela Aneel para compor o ranking das distribuidoras, melhorou de 1,76 em 2024 para 0,98 em 2025, o melhor resultado desde 2016.

Esses são os melhores resultados de toda a série histórica da concessão e demonstram que os investimentos de mais de R$ 3 bilhões desde 2021 estão efetivamente trazendo mais segurança, confiabilidade e resiliência para o sistema elétrico dos 72 municípios atendidos.

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio