Economia

Durigan: é inadmissível que pessoas vejam um membro do Judiciário recebendo R$ 400 mil por mês

Ministro da Fazenda destaca que população não aceita mais rendimentos tão altos

Durigan se manifesta sobre rendimento de magistrados
Durigan se manifesta sobre rendimento de magistrados Foto : Tomaz Silva / Agência Brasil / CP

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, chamou atenção nesta sexta-feira, 24, para a necessidade de, no âmbito das discussões sobre a reforma da Previdência, falar sobre as aposentadorias de militares e de membros do Judiciário no País.

"É inacreditável que as pessoas peguem um jornal e vejam lá que você tem um membro do Judiciário que está recebendo R$ 400 mil por mês. É inadmissível isso", disse o ministro, durante participação em painel no evento Expert XP, na capital paulista.

Segundo ele, é preciso um "acordo" que entenda que a população não admite mais saber que o Estado paga um salário desse nível para um desembargador, ao mesmo tempo que é obrigado a lidar com um nível de juros como o atual. "Nós precisamos entender isso. Isso é uma compreensão de País. E que nós já temos feito bem nesse governo e precisamos aprofundar", disse.

Veja Também

Ainda sobre pautas que penalizam os cofres da União, Durigan destacou que a atual administração "não perdeu um embate" no Poder Judiciário. "Não dá para rasgar regra fiscal, aprovar pauta-bomba e depois ver o que vai acontecer. E o Supremo precisa moderar esse debate nesse ponto. Precisamos fazer esse compromisso com o Judiciário, com o Tribunal de Contas da União (TCU), Congresso, Estados e Municípios, mas a começar pelo governo federal. Não estou fugindo da regra", disse Durigan, acrescentando que a agenda de ajuste fiscal é importante e precisa seguir em frente.

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio