O Nobel de Economia Paul Krugman criticou, em análise publicado no último domingo, 19, a decisão do governo Trump de impor tarifas ao Brasil com base na Seção 301 da Lei de Comércio do país. "Por que seria desleal um país oferecer aos próprios cidadãos uma forma melhor de fazer pagamentos?", questionou ele, em referência ao Pix.
- Pix, Brics e dólar ampliam tensão entre Brasil e EUA
- Lula defende Pix após tarifa dos EUA: “É público, é de graça e vai continuar assim”
- Durigan: Decisão dos EUA vai prejudicar famílias e organizações brasileiras
Segundo o economista, a medida refletiria a oposição da administração americana a avanços tecnológicos que contrariem interesses de empresas de meios de pagamento e do setor de criptomoedas, mas dificilmente atingirá seu objetivo.
Ele argumenta que classificar o Pix como prática comercial desleal não faz sentido. "Desde quando é uma prática desleal uma empresa perder mercado para um concorrente que oferece um produto melhor e mais barato?", escreveu.