Economia

Seminário da Braskem em Gramado fomenta debate sobre vantagens e uso sustentável do plástico

Encontro integrou programação da 2ª Semana do Desenvolvimento Sustentável e Regenerativo

Especialista em Relações Institucionais e Global Advocacy da Braskem, Maria Luiza Toledo (D) esteve à frente de uma das apresentações do seminário
Especialista em Relações Institucionais e Global Advocacy da Braskem, Maria Luiza Toledo (D) esteve à frente de uma das apresentações do seminário Foto : José Pedro Jobim / Divulgação / CP

Presente em soluções que fazem parte do dia a dia das pessoas e impulsiona os mais diferentes segmentos econômicos, o plástico e seu uso sustentável estiveram no centro dos debates do seminário “Plástico e Políticas Públicas”. Realizada pela Braskem, a agenda ocorreu na última quinta-feira, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, em Gramado, durante a “2ª Semana do Desenvolvimento Sustentável e Regenerativo” da cidade.

Um dos temas tratados durante o seminário foi o Decreto Federal nº 12.688/2025, o qual trouxe uma mudança significativa: a criação de um novo sistema de logística reversa de embalagens plásticas. A norma não apenas estabelece metas obrigatórias de reciclagem, como também exige a presença de conteúdo reciclado pós-consumo (PCR) em todas as embalagens colocadas no mercado. Isso coloca a embalagem em um novo território, uma vez que ela deixa de ser apenas estratégica e comercial para se tornar também um ativo regulatório.

“Com metas robustas e processos estabelecidos, o decreto é um passo importante para a economia circular ser uma estratégia e um compromisso pensado por todos os diferentes elos da cadeia, das grandes empresas às cooperativas de reciclagem. Seminários como este funcionam como mais uma oportunidade de sermos propositivos junto a um tema que, hoje, é tratado em nível global, uma vez que se trata de uma demanda de toda a sociedade, não somente de uma cidade ou de um país específico”, destacou a especialista em Relações Institucionais e Global Advocacy da Braskem, Maria Luiza Toledo.

Veja Também

O seminário contou, ainda, com a participação do gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer, e da especialista em economia circular do Cazoolo – laboratório de embalagens sustentáveis da companhia, Ana Bárbara Maldaner, que abordaram temas como educação ampliação, reciclagem e cases de sucesso de embalagens circulares.

2ª Semana do Desenvolvimento Sustentável e Regenerativo

Instituída pela Lei Municipal nº 4.300/24 com o objetivo incentivar práticas sustentáveis, fortalecer a cooperação entre diferentes setores e ampliar o engajamento da sociedade em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a 2ª Semana do Desenvolvimento Sustentável e Regenerativo ocorre de 19 e 25 de abril, em Gramado. A divulgação desta edição conta com o apoio da Câmara Municipal de Gramado, por meio da Comissão Especial Temporária do Desenvolvimento Sustentável.

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio